Os ensaios técnicos para aferir a viabilidade da instalação de uma rede de acesso à internet sem fios no Metro do Porto já estão em marcha, embora o serviço ainda não tenha data para ser lançado, admitiu ao Dinheiro Vivo fonte oficial da empresa. A utilização da infraestrutura seria gratuita.

Acontece o mesmo com a rede instalada nos autocarros da cidade, os STCP. Desde que a rede Wi-Fi gratuita foi instalada na frota, em 2014, 405 mil pessoas usaram o serviço para navegar na internet durante 1,3 milhões de horas, em mais de 4,4 milhões de sessões.

A rede funciona em 404 dos 419 autocarros da frota dos STCP e, além do Porto, chega parcialmente aos concelhos de Matosinhos e de Vila Nova de Gaia.

A tendência para criar pontos de acesso à internet sem fios estende-se a outras empresas e aos próprios operadores de telecomunicações, que têm vindo a fazer crescer a rede, que disponibilizam de forma gratuita aos clientes fora de casa e de forma paga a outros utilizadores.

O Dinheiro Vivo também apurou que no último ano a NOS juntou 200 mil hotspots à sua rede, que passou a contar com 900 mil pontos de acesso. Na MEO a rede equivalente é composta por 1.100 hotspots Meo Wi-Fi Premium e por 400 mil MeoSpots.