Foi esta tarde assinado o protocolo entre os três operadores nacionais de redes móveis e o Metropolitano de Lisboa que vai permitir a criação de infra-estrutura que suporte o acesso a comunicações móveis nas estações e túneis daquele transporte público. Depois de quase uma década de intenções e negociações sem resultados, a secretária de Estado dos Transportes confirmou que a assinatura do acordo foi possível devido à "vontade de concretizar" deste Governo.



A garantia do acesso às redes móveis na rede do Metropolitano de Lisboa era um dos objectivos definidos no Programa de Governo, que nos últimos seis meses se empenhou em conseguir encontrar um modelo que satisfizesse os operadores e ao mesmo tempo garantisse a sustentabilidade e o "investimento zero" por parte da empresa pública.



Com este acordo os três operadores vão partilhar a infra-estrutura que começará já a ser montada, tirando partido da fibra escura instalada no Metropolitano. Carlos Mineiro Aires, presidente do Conselho de Gerência do Metropolitano de Lisboa, confirmou ao TeK que apesar das intenções que existiam de criar uma infra-estrutura própria que depois disponibilizaria sinal aos operadores, nunca foram feitos investimentos nesse sentido.



A TMN, Optimus e Vodafone partilham a instalação dos equipamentos e sistemas necessários à criação da infra-estrutura para garantir que as comunicações se realizem nas estações, átrios, plataformas e túneis e realizam todos os investimentos necessários. O Metropolitano, por sua vez, recebe uma contrapartida anual pela cedência de infra-estruturas e prestação de serviços, num montante não divulgado.



Ana Paula Vitorino, secretária de Estado dos Transportes, admite que existem diversos modelos de disponibilização de redes de comunicações noutros sistemas de transporte, mas garante que este lhe parece extremamente interessante por permitir seguir as regras concorrenciais. Para além da possibilidade de utilização da infra-estrutura pelos três operadores, ficou ainda contemplada a possibilidade de outros operadores móveis que venham a surgir usarem a rede.

Notícias Relacionadas:

2005-07-27 - MOPTC anuncia projectos tecnológicos para aproximar cidadãos e empresas