O Mobile Games Interoperability Forum (MGIF), uma organização industrial fundada em Julho de 2001 pela Ericsson, a Motorola, a Nokia e a Siemens, apresentou ontem a especificação v1.0 ao mesmo tempo que anunciava a intenção de a integrar na Open Mobile Alliance (OMA) até ao final do ano.



O lançamento da MGIF v1.0 representa o primeiro passo concreto com vista às questões de portabilidade e interoperabilidade no espaço dos jogos móveis, indicam os responsáveis pelo fórum. O MGIF v1.0 fornece especificações para um conjunto básico e reutilizável de funcionalidades na forma de APIs de programação que estão entre as funcionalidades principais para jogos móveis baseados em servidor.



"Desde o seu início, os jogos móveis foram fragmentados devido à falta de standards e à existência de um conjunto de questões ligadas à portabilidade e à interoperabilidade" afirma Paul Goode da Motorola, presidente do conselho de administração do MGIF. "Este especificação pretende fazer diminuir as barreiras técnicas para que a indústria do entretenimento possa explorar o grande potencial dos telemóveis como um canal do mercado".



A planeada integração na OMA é vista como benéfica para todos os envolvidos, proporcionando ao MGIF acesso a uma comunidade móvel mais alargada, incluindo operadoras de comunicações móveis, enquanto o OMA irá estabelecer laços mais fortes com a comunidade de produtoras e editoras de jogos, refere-se no comunicado disponibilizado a partir do site do MGIF.



Notícias Relacionadas:

2002-07-06 - Jogos online pagos para dispositivos móveis ganham importância

2002-06-12 - Produtoras de hardware e software unem-se para estabelecer padrões

2002-05-23 - Motorola e Gameloft assinam acordo para a distribuição de novos jogos

2001-07-04 - Quatro fabricantes de telemóveis vão desenvolver jogos móveis

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.