A Microsoft aproveitou a conferência DEMOmobile que decorreu entre 18 e 20 de Setembro na localidade de La Jolla, no estado norte-americano da Califórnia, para anunciar o lançamento da sua nova linha de produtos de hardware para redes domésticas sem fios.

A gama Microsoft Broadband Networking foi criada para disponibilizar aos consumidores uma forma fácil e rápida de estabelecer uma rede sem fios WiFi, baseada no protocolo 802.11b com vista a partilharem as suas ligações de Internet em banda larga, ficheiros e impressoras entre todos os computadores existentes na sua casa ou pequeno escritório.



Uma das funcionalidades introduzidos nestes novos produtos é o Setup Wizard, que detecta o Internet Service Provider (ISP) do computador e as configurações do modem e configura automaticamente a estação-base que integra esta linha e o PC. Para além disso, copia as configurações da rede sem fios para uma disquete incluída no pacote. A aplicação Broadband Network Utility permite efectuar a manutenção da rede, possibilitando que o utilizador consulte o estado da rede, resolva um problema ou faça o download de actualizações de software.



Para manter a rede segura, a linha de produtos disponibiliza aos utilizadores uma tecnologia de encriptação de 128 bits denominada Wired Equivalent Privacy (WEP) que vem já ligada por defeito. Outras funcionalidade, como a de Network Adress Translation (NAS) e uma firewall de hardware pré-integrada ajudam a prevenir ataques vindos da Internet.



O suporte incorporado de Universal Plug and Play (UP&P) mantém os potenciais atacantes fora da rede, permitindo em simultâneo que os utilizadores joguem títulos multijogador e efectuar conversas por voz e vídeo através da Internet a partir de qualquer PC ligado em rede existente na casa. A Microsoft criou ainda uma página de suporte sobre redes sem fio para dar apoio aos utilizadores dos produtos desta nova linha.



A linha completa de produtos Microsoft Broadband Networking inclui uma estação-base sem fios que custa 149,95 dólares (152,74 euros), um adaptador USB sem fios para ligar computadores desktop ou dispositivos e uma placa PCMCIA que funciona como adaptador sem fios para notebooks, ambos com um preço de 79,95 dólares (81,44 euros).



A empresa concebeu também dois kits de redes sem fios que incluem uma estação-base e ou um adaptador USB (para desktops) ou um adaptador para notebooks, comercializados a 219,95 dólares cada (224 euros). Para os utilizadores que estão interessados em criar redes Ethernet com fios ou híbridas, a Microsoft também disponibiliza cinco produtos Ethernet, variando o seu preço entre os 24,95 (25,41 euros) e os 79,95 dólares.


Notícias Relacionadas:

2002-07-12 - Microsoft pretende entrar no mercado de redes sem fios com produtos Wi-Fi
2002-01-08 - Microsoft lança novos produtos em direcção ao lar digital multimédia