A Microsoft quer potenciar a sua estratégia no mercado móvel, nomeadamente no que se relaciona com smartphones. Como tal, a empresa está a desenvolver novos programas e serviços destinados a estes produtos, algo que lhe permitirá competir de forma mais acesa com as suas principais rivais: Apple e Google.

Por outro lado, a companhia lançará uma loja online de software, destinado a clientes que utilizem Windows Mobile. Em relação ao sistema operativo, a Microsoft revelou que no próximo dia 16 de Fevereiro, segunda-feira, apresentará no Mobile World Congress o Windows Mobile 6.5, a mais recente versão do software.

As novidades não ficam por aqui e, para dinamizar a sua presença no mercado, a Microsoft pretende ainda colocar em marcha um novo plano, o MyPhone. Este será um serviço para telemóveis que sincroniza a informação armazenada no equipamento, como contactos pessoais, marcações na agenda, fotografias e mensagens de texto. O seu funcionamento é possível a partir do site da Microsoft.

O objectivo da empresa é disponibilizar o serviço de modo gratuito ao contrário do que acontece com a Apple, que cobra 76,6 euros anuais pelo MobileMe.