A Intel e a Microsoft revelaram esta semana os planos para uma colaboração com vista a optimizar o Microsoft Windows CE .NET para os processadores PXA250 e PXA210 da Intel baseados na microarquitectura XScale para suportar o Personal Internet Client Architecture, ou Intel PCA. O objectivo é possibilitar aos fabricantes de hardware e software, a criação de dispositivos móveis, a disponiblização de últimas tecnologias de busca, multimédia e capacidades sem fios.



A iniciativa surge no seguimento da estratégia anunciada no 3GSM World Congress, que se realizou em Cannes na semana passada, e durante o qual vários fabricantes como a Nokia anunciaram que revelariam as suas tecnologias para incentivar o desenvolvimento da nova geração de aplicações sem fios.



O conjunto de aplicações disponiblizado pelo Windows CE. NET quando combinado, segundo responsáveis da Microsoft, com as aplicações PXA250 e PXA210 da Intel poderão ajudar os fabricantes de dispositivos móveis a criar equipamento baseados no Windows com a vantagem de um melhor desempenho dos processadores e baterias Intel.



O Windows CE .NET incluirá um pacote de suporte com um compilador optimizado, núcleo e placa para as aplicações PXA250 e PXA210 da Intel e um sistema de desenvolvimento DBPXA250, do mesmo fabricante, como apoio do PCA – o princípio de desenvolvimento para criar aparelhos de comunicação portáteis e sem fios que combinem capacidades de voz e acesso à Internet.



Ambas as empresas possuem ecossistemas globais constituídos por outros fabricantes – que são Gold Windows Embedded Partners e membros do Intel PCA Developer Network – que são especialistas no desenvolvimento de sistemas e programas baseados em Windows CE .NET e Intel PCA. Estes ecossistemas vão permitir os que fabricantes e vendedores de equipamentos e software originais consigam obter a assistência necessária para colocar os seus rapidamente produtos no mercado.



Na categoria dos equipamentos em questão incluem-se por exemplo os PDAs, Smartphones e terminais móveis de dados. Desta forma, empresas como a Cyberbank Corporation, Hitachi, Impactra Company, Intermec Technologies Corporation, Samsung Electronics e Symbol Technologies começaram já a desenvolver e esperam lançar nos próximos meses dispositivos que utilizarão o Windows CE .NET e o processador PXA250 da Intel.



A Intel irá distribuir as ferramentas de desenvolvimento Windows CE .NET juntamente com o seu sistema de desenvolvimento DBPXA250, Integrated Performance Primitives ou Intel IPP, e tecnologias sem fios como GSM/GPRS, 802.11 e Bluetooth.



Notícias Relacionadas:

2002-02-22 - Microsoft disponibiliza código-fonte a integradores de sistemas

2002-02-19 - Nokia partilha tecnologia com concorrentes e faz frente à entrada da Microsoft no sector

2002-02-18 - Juíza obriga Microsoft a revelar código fonte do Windows aos Estados litigantes