A Microsoft assinou um acordo de parceria com a MCI que permitirá desenvolver uma nova oferta de telefonia, a partir do PC para um qualquer equipamento telefónico. O serviço entra em piloto já esta semana, nos Estados Unidos, e vai ser disponibilizado com a designação MCI Web Calling para Windows Live Call.



O acordo entre as empresas vai permitir à Microsoft avançar num segmento que começa a ser muito disputado pelos seus principais concorrentes, integrando a solução com uma nova versão do seu instant messaging, o Windows Live Messenger que a empresa também já admitiu estar a testar.



Recorde-se que o Windows Live Messenger é a nova proposta da Microsoft para converter o serviço de mensagens instantâneas do MSN numa ferramenta de comunicação com várias opções.



Numa primeira fase o serviço vai estar disponível para uma pequena pool de clientes e alargar o espectro de utilizadores de forma gradual até chegar a uma versão final do produto, que deverá surgir no próximo ano.



O período de testes vai decorrer não apenas nos Estados Unidos, mas envolve também utilizadores em França, Reino unido, Espanha e Alemanha. Nestes regiões a empresa admite vir a trabalhar com outras companhias telefónicas.



Recorde-se que o principal concorrente da empresa de Bill Gates neste segmento das mensagens instantâneas, o Yahoo, lançou recentemente um serviço semelhante. Pelas informações disponibilizadas até à data será mais barato e permitirá fazer chamadas nos dois sentidos PC-Telefone e Telefone-PC (ver Notícias Relacionadas).



O serviço da Yahoo vai custar 1 cêntimo por minuto para chamadas feitas a partir de um PC no estrangeiro para um telefone nos Estados Unidos e 2 cêntimos para um leque variado de outros países, a Microsoft prevê cobrar um mínimo de 2,3 cêntimos por cada minuto de chamada.



Comparativamente ao Skype, que actualmente é o serviço de VoIP mais utilizado em todo o mundo, cobra 2 cêntimos para chamadas feitas a partir de um PC para um telefone nos Estados Unidos.



A Microsoft admite no entanto que o valor agora fixado para o seu serviço pode não ser o valor final, e adianta que este será fixado quando estiver concluída a versão definitiva do serviço.



O mercado considera que a opção da Microsoft em unir-se a uma empresa de telecomunicações poderá trazer-lhe alguma vantagem competitiva, neste serviço que a empresa vê como uma extensão natural do serviço de chamadas PC-PC já disponibilizado no messenger.



"Nós construímos um modelo onde podemos alavancar todo o nosso investimento tecnológico e juntá-lo com os investimentos, as competências e o know-how de uma companhia telefónica como a MCI", sublinha Brian Arbogast, vice-presidente do MSN.



Notícias Relacionadas:

2005-12-09 - Yahoo entra no negócio de VoIP com introdução de chamadas para rede fixa e móvel

2005-05-19 - Yahoo acrescenta voz e partilha de fotos ao Instant Messanging

2005-05-03 - Verizon vai adquirir a MCI por 8,5 mil milhões de dólares