O Conselho de Telecomunicações europeu, reunido no passado dia 10 de Junho, garantiu apoio formal aos programas já apresentados pela Comissão Europeia para o desenvolvimento de conteúdos de banda larga no espaço da União Europeia (eContentplus) e aumento dos níveis segurança da Internet (Safer Internet Plus), que a breve prazo serão postos à consideração da nova equipa do Parlamento Europeu.



Recorde-se que o eContentplus tem como objectivo principal promover o desenvolvimento de conteúdos e serviços multimédia com abrangência pan-europeia, dando continuidade ao eContent que termina no final de 2004, depois de ter apoiado vários projectos aos quais foram alocados 100 milhões de euros em apoios.



Por seu lado, o programa para uma Internet mais Segura promete combater os conteúdos ilegais, tendo também como objectivo substituir um programa anterior que termina no final deste ano.



O Conselho de Ministros das telecomunicações decidiu ainda que irá agir no sentido de acelerar a apresentação de estratégias nacionais de banda larga, por parte dos países que ainda não o fizeram, fazendo com que este objectivo seja cumprido pela totalidade dos países até final deste ano e apoiando o desenvolvimento da banda larga nos vários países da comunidade.



Da agenda dos ministros responsáveis pela pasta das telecomunicações dos 25 países europeus constou ainda a referência à segunda fase da Cimeira Mundial para a Sociedade da Informação que se irá realizar na Tunísia entre os dias 16 e 18 de Novembro do próximo ano.



A Comissão Europeia tem preparado desde o passado mês de Maio um documento que sumariza a sua visão relativamente à primeira fase do encontro e resultados obtidos, mas até Novembro do próximo ano poderão ser dados novos contributos.



Notícias Relacionadas:

2004-03-08 - Ministros das Telecomunicações da União Europeia discutem evolução do sector

2003-07-08 - Ministros da UE mostram determinação em acelerar eGovernment