A Mitsubishi Electric está em conversações com a unidade japonesa da Lucent Technologies - um fornecedor do operador móvel dominante NTT DoCoMo -, acerca de uma possível colaboração na comercialização de sistemas de estação-base para telefonia móvel de terceira geração no mercado local, noticiou ontem o Nihon Keizai Shimbun. Ao que tudo indica, ainda não houve quaisquer comentários por parte das empresas supostamente implicadas.



A DoCoMo - o primeiro operador no mundo a lançar comercialmente serviços móveis de terceira geração, no Outono passado - já instalou estações-base 3G na área de Tóquio e prepara-se agora para alargar a mesma infra-estrutura a outros centros urbanos japoneses.



Aquele meio de comunicação explica ainda que, apesar da Mitsubishi Electric ter fornecido estações-base em gerações anteriores de tecnologia sem fios, não esteve entre as empresas seleccionadas como fornecedores da DoCoMo para a terceira geração, na Primavera de 1999.



Já na altura, a Mitsubishi Electric tinha completado o desenvolvimento de estações-base 3G e sistemas relacionados e preparava-se para iniciar a sua comercialização junto dos operadores móveis japoneses, possivelmente em cooperação com a Lucent Japão, afirmou o mesmo jornal sem identificar fontes.



Notícias Relacionadas:

2001-11-19 - Serviço I-motion da NTT DoCoMo arranca hoje

2001-09-04 - NTT DoCoMo avança para a terceira geração