A adoção de uma estratégia de mobile banking acertada poderá gerar um retorno do investimento de até 300%. A chamada de atenção é feita pela Accenture num estudo que analisou casos práticos nesta área, com o objetivo de determinar as razões do seu sucesso e rentabilidade.

Os dados obtidos mostram que as instituições financeiras que conseguiram obter o maior retorno sobre os seus investimentos no mobile banking foram aquelas que centraram a sua aposta no aumento da comodidade para o cliente, apostando na troca de informação de interesse entre ambas as partes, bem como na avaliação precisa da forma como os seus clientes já se relacionavam com o banco através do telemóvel.

Nos casos em que os bancos permitem que os seus clientes usem os equipamentos móveis para consultar o seu saldo, fazer transferências, realizar pagamentos, solicitar um crédito ou gerir as suas finanças pessoais, o retorno do investimento pode chegar aos 300%.

Segundo a Accenture, uma estratégia de sucesso no mobile banking deverá passar pela compreensão, "em absoluto", das expectativas de mobilidade dos clientes, como por exemplo a necessidade em ter a mesma experiência, quer num smartphone, quer num computador portátil.

"Os clientes dos bancos desejam ter um maior controlo na gestão das suas finanças e preferem que a relação com estas instituições se estabeleça de uma forma que se ajuste ao seu estilo de vida", afirma Andrew Zimmerman, partner da Accenture na área de serviços de mobilidade, num comunicado enviado à imprensa.

Ter êxito na implementação de um plano de "banca móvel" passa também por acompanhar e saber explorar a evolução das funcionalidades dos diferentes equipamentos e plataformas utilizadas.

"A tecnologia permite aos clientes deixarem de receber mensagens inoportunas ou inconsequentes como notificações sobre o estado da sua conta, para passarem a ter à sua disposição aplicações interativas mais sofisticadas", acrescenta o mesmo responsável.

Os resultados do estudo mencionam ainda a importância de minimizar as comissões cobradas aos clientes, contribuindo para aumentar o seu grau de compromisso, e de assegurar que todos os colaboradores estão totalmente empenhados e comprometidos com a expansão do mobile banking.

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