A Optimus acaba de comunicar que escolheu a Ericsson como o único fornecedor de infra-estrutura de rede core e IMS e principal fornecedor da infra-estrutura de rede de rádio. Segundo a operadora móvel da Sonaecom a solução de IP Multimedia Subsystem (IMS) da Ericsson permite implementar uma rede totalmente IP que garanta a possibilidade de disponibilizar novos serviços de convergência e multimédia.

A operadora móvel vai adoptar ainda as soluções de Mobile Softswitch e High Speed Downlink Packet Access (HSDPA) da fabricante para melhorar a sua rede 3G. Em comunicado a Optimus diz ser a primeira operadora mundial a disponibilizar a tecnologia HSDPA, também conhecida por 3,5 G, argumentando que oferece esta solução de maior velocidade na comunicação de dados desde 14 de Fevereiro no Arquipélago da Madeira, através da parceria com a Huawei Technologies.

Entre as vantagens da solução IMS da Ericsson a Optimus destaca a redução dos custos de propriedade da rede e a redução no tempo de lançamento de novos serviços no mercado.

A nível dos conteúdos e serviços multimédia, o IMS alarga as funcionalidades, entre as quais se contam a possibilidade de disponibilizar serviços como o weShare, para partilha de ficheiros de media durante uma chamada telefónica.

Recorde-se que ainda no ano passado a Sonaecom decidiu entregar à Ericsson a gestão das redes fixa e móvel à Ericsson num contrato de outsourcing a cinco anos. Já antes a Sonaecom mantinha parcerias com a Ericsson no desenvolvimento das redes, a par com outros fornecedores de tecnologia como a Motorola e a Nortel.

Notícias Relacionadas:

2005-06-01 - Optimus testa HSDPA na Madeira

2005-06-03 - Sonaecom entrega gestão da rede fixa e móvel à Ericsson

2004-01-20 - Motorola instala rede UMTS da Optimus na zona norte de Portugal

2001-03-06 - Ericsson e Nortel fornecem UMTS da Telecel

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.