A MontaVista é a empresa escolhida para integrar o sistema operativo open source Linux no novo telemóvel Motorola A760. A fabricante de equipamentos de telecomunicações norte-americana havia anunciado já há mais de mês a sua intenção de desenvolver este telemóvel, defendendo que será o primeiro a conjugar a plataforma Linux com a tecnologia Java.



O Motorola A760 está a ser demonstrado esta semana em Nova Orleães na conferência CTIA Wireless e mostra o empenho da companhia norte-americana em tornar o sistema operativo Linux um pilar importante da sua estratégia para a área móvel. "Este telefone é especial porque oferece uma das plataformas de software mais abertas e flexíveis", explica Terence Lam, gestor de marketing para as áreas de Smartphone e equipamentos de entretenimento em rede.



De acordo com a informação enviada pela Motorola à imprensa, o novo telemóvel combina as funcionalidades de voz com as de um assistente pessoal (PDA), câmara digital, leitor de vídeo e MP3, para além de capacidades de messaging avançadas e tecnologia wireless Bluetooth.



A MontaVista anunciou recentemente o MontaVista Linux Consumer Electronics Edition (CEE), uma versão comercial do sistema operativo Linux especialmente projectado para equipamentos de electrónica de consumo. De acordo com a empresa de software estão a ser desenvolvidos centenas de produtos baseados neste sistema open source, como PDAs, televisões de alta definição e set-top boxes.

Notícias Relacionadas:

2003-02-13 - Motorola planeia utilizar Linux e Java nos seus telemóveis