A Motorola adquiriu as competências da XtremeSpectrum, uma empresa pioneira em soluções wireless UWB (Ultra Wide Band) que pretende introduzir num vasto número de produtos na área do consumo, ainda este ano.



A XtremeSpectrum desenvolve este tipo de soluções desde Junho de 2002, depois da Comissão Federal das Comunicações americana ter definido regras para o seu uso com fins comerciais. Desde então foi já disponibilizado por diferentes fabricantes de electrónica de consumo.



O UWB é uma tecnologia wireless de curto que alcance que, em comparação com outras tecnologias semelhantes, tem consumos de energia até 200 vezes inferiores para taxas de transmissão de dados de 100 megabites por segundo. Está especialmente vocacionado para promover conectividade sem fios com produtos como set-top boxes, ecrãs digitais, câmaras digitais de vídeo ou fotografia e DVDs.



"O seu baixo custo, altas taxas de transmissão de dados e baixa complexidade fazem desta tecnologia um veículo de transporte e distribuição wireless em tempo real ideal para televisão de alta definição e outras formas de streaming multimédia", avança a Motorola em comunicado.



No mesmo comunicado, o fabricante americano explica que pretende trabalhar de forma próxima com os seus clientes com o objectivo de embutir o UWB no maior número de equipamentos domésticos possível, até ao final do ano. O objectivo é fazer demonstrações das potencialidades do UWB.



Notícias Relacionadas:

2003-06-22 - Sucesso da mobilidade depende da capacidade de integração das WLAN e das WWAN