A Motorola aproveitou a realização da feira de tecnologias CeBit, em Hannover, na Alemanha, para apresentar mais dois modelos que se vêm juntar aos sete telemóveis já anunciados desde o início deste ano pela fabricante norte-americana, bem como para revelar uma colaboração de marketing com a cadeia televisiva de música MTV com a duração de três anos e que envolve um montante de 75 milhões de dólares.

Um dos telemóveis apresentados foi o E390, que incorpora os principais avanços tecnológicos desenvolvidos pela companhia a nível de áudio, iluminação, vibração e fotografia. Este modelo consiste num terminal tri-band dirigido aos mais jovens, contendo dois altifalantes com som surround e um sistema polifónico de 24 canais. O E390 integra ainda o Motomixer, uma mesa de mistura, que permite criar toques únicos, através da introdução ou eliminação de instrumentos.

Outras características deste telemóvel são o facto de as luzes se acenderem e apagarem ao ritmo da música ou do som dos jogos, através de um sistema de iluminação especial, sendo que as suas capacidades de vibração possibilitem que os utilizadores sintam nas suas mãos os impactos de uma corrida do jogo MotoGP. O E390 possui ainda uma câmara integrada que permite captar e partilhar imagens, via MMS.

O C230 foi o outro terminal móvel anunciado hoje em Hannover pela Motorola, destinando-se aos utilizadores que procuram um modelo acessível mas equipado com as mais recentes tecnologias, como SMS, EMS e MMS. Este aparelho dual-band dispõe de uma grande capacidade de personalização graças às capas removíveis disponibilizadas pela fabricante e que permitem alterar em poucos segundos o aspecto do telemóvel. O telefone celular integra ainda um sistema polifónico de 16 canais.

A nível de negócios, a MTV vai colaborar nos próximos três anos com a gigante norte-americana dos telemóveis numa campanha de marketing no valor de 75 milhões de dólares. Esta parceria da cadeia televisiva subsidiária do grupo Viacom irá assim poder alargar a sua programação fora dos Estados Unidos para suportes móveis, através dos terminais sem fios da Motorola, através de transmissões locais em directo e acontecimentos ao vivo.

As duas companhias vão desenvolver e integrar actividades de marketing criadas a nível local em regiões espalhadas pelo globo. A aliança irá incluir a disponibilização de conteúdos da MTV nos aparelhos da Motorola, incluindo melodias de toque, jogos e imagens, novos programas da cadeia de televisão adaptados a cada região e promovendo novos artistas e músicas, extensões online para os sites da MTV e da Motorola na Web.

Para utilização global, as empresas irão produzir em conjunto de interfaces de menus MTV a serem incluídos nas áreas de navegação por menus dos terminais sem fios. Estes interfaces irão conter links directos para conteúdos da MTV e da Motorola disponíveis para serem transferidos, actualizados regularmente e localizados. As ofertas iniciais deverão incluir jogos e temas relativos a artistas compostos por screensavers, melodias de toque e wallpapers, segmentos de programação, informação musical e sobre concertos, assim como promoções especiais.


Notícias Relacionadas:

2003-01-09 - Motorola mostra "colecção" GSM para 2003
2002-03-25 - Motorola apresenta telefone com ecrã a cores baseado na tecnologia Java
2002-02-14 - Motorola renova portfolio de produtos para 2002
2001-06-12 - Viacom
vai lançar MTV na Internet e nos telemóveis

2001-02-26 - Motorola expande linha de telemóveis GPRS