A Microsoft e a Motorola anunciaram hoje uma aliança de âmbito mundial para o desenvolvimento de dispositivos móveis Smartphone e Pocket PC, cuja primeira face visível é o novo telemóvel Motorola MPx200, que chega ao mercado nacional já a partir do próximo mês. Mário Serafim, director geral da Motorola em Portugal garantiu que a empresa espera colocar no mercado nacional milhares de equipamentos até ao final do ano.



O anúncio da parceria foi marcado em Portugal numa conferência de imprensa, sendo posteriormente comunicado um acordo com a Optimus para o lançamento do novo telemóvel, mas sem exclusividade. A Optimus junta-se assim a outros operadores internacionais, como a AT&T Wireless e Orange, que já comunicaram o seu interesse em lançar o novo smartphone da Motorola.





O empenho da Motorola na plataforma Smartphone da Microsoft poderá trazer um novo fôlego ao desenvolvimento e aceitação do mercado para estes equipamentos, numa área de grande potencial a que a Microsoft tem dedicado especial atenção.




Recorde-se que a Motorola abandonou recentemente a sua participação financeira no consórcio Symbian, vendendo as suas acções à Nokia e à Psion, apesar de ter reforçado na altura que mantém o seu interesse no desenvolvimento desta plataforma e continuará a utilizá-la nos seus telemóveis. O anuncio da aliança com a Microsoft para a área Smartphones não deverá ser alheio a esta decisão, até porque as duas plataformas de software para dispositivos móveis são as principais concorrentes neste mercado.




Mário Serafim garante que os novos smartphones da Motorola vêm trazer inúmeras vantagens aos utilizadores em termos de simplicidade de utilização e sincronização com aplicações actualmente utilizadas nos PCs, mas também aos operadores, onde se espera um aumento de receita média por utilizador (ARPU), para além de uma maior capacidade de fidelização do cliente.

Ainda em Outubro, a Motorola deverá colocar nas lojas portuguesas o smartphone Motorola MPx200, que integra o software Windows Mobile e é compatível com as redes GSM 900/1800/1900 MHz, e também GPRS. Em venda livre o equipamento terá um preço de venda a público de 500 euros (com IVA), mas Mário Serafim relembrou que em Portugal a venda fora das ofertas dos operadores tem pouca expressão, não ultrapassando os 10%, e que estes poderão praticar outros preços no âmbito dos seus pacotes de oferta.

No próximo ano deverão ser colocados no mercado outros modelos de smartphones da Motorola de acordo com um calendário pré-estabelecido mas do qual Mário Serafim não quis revelar grandes detalhes.

Para além da parceria com a Optimus para o lançamento em Portugal do telemóvel, a aliança entre as duas empresas motivou também o alargamento do acordo entre a Galp Energia e a Microsoft à fabricante de telemóveis norte-americana. Em Maio deste ano a Galp tinha estabelecido um acordo com a Microsoft para o desenvolvimento de serviços Fastaccess para a plataforma Windows Smartphone, ampliando esta parceria à Motorola para utilização dos seus equipamentos neste projecto.

Notícias Relacionadas:

2003-08-29 - Motorola vende posição no consórcio Symbian à Nokia e Psion

2003-05-16 - T-Mobile adia lançamento de smartphone com software da Microsoft

2003-05-10 - Galp Energia e TMN lançam smartphone baseado no Windows