A Motorola será a fornecedora de dispositivos móveis da segunda fase do programa Emerging Markets Handset (EMH) - que visa promover o desenvolvimento económico e social dos países em desenvolvimento através das comunicações móveis - depois de ter sido escolhida pela GSM Association (GSMA).

A Motorola ficará responsável pelo fornecimento de uma nova gama de dispositivos móveis, baseados na plataforma C11x, desenhados com vista a levar as telecomunicações às populações das regiões rurais e cidades menos povoadas. Os modelos C113 e C113a encontram-se entre os mais recentes dispositivos a serem lançados como parte do programa EMH e custarão cerca de 30 dólares.

A fabricante começará a distribuir os produtos a partir do primeiro trimestre de 2006 e continuará a trabalhar com a GSMA no desenvolvimento de outros equipamentos que satisfaçam os objectivos a longo prazo do programa, diz um comunicado.

Em comunicado Ron Garriques, presidente da Motorola, disse que "nos mercados emergentes, os consumidores e operadoras desejam telemóveis que satisfaçam necessidades específicas, a um preço que torne perceptível esse valor. Estamos orgulhosos pelo facto da GSMA ter escolhido a Motorola como parceira para impulsionar o desenvolvimento e crescimento económico".

Paralelamente, a fabricante deu a conhecer novos modelos dirigidos ao mass market, que incluem o C118, C139, C168, C257, e o C261. Os novos dispositivos integram rádio FM, câmara fotográfica, alta-voz, entre outras funcionalidades.

A GSMA estima que cerca de 80 por cento da população mundial vive em áreas cobertas por sistemas de comunicação móveis, mas apenas 25 por cento dessas pessoas é que usam telemóveis, em larga medida devido ao custo. A associação e a Motorola querem alargar o alcance da comunicação móvel e ligar todos aqueles que não podem aceder a esta tecnologia em países como a Índia, África do Sul, Rússia, Egipto, Filipinas e Indonésia.

Notícias Relacionadas:

2005-09-08 - Apple e Motorola apresentam primeiro telemóvel com ligação ao iTunes

2005-08-01 - Mercados emergentes impulsionam vendas de equipamentos móveis no segundo trimestre

2005-07-06 - Associação GSM alarga parceria para produção de telemóveis de baixo custo

2005-06-30 - Philips quer produzir telemóveis a 20 euros para mercados emergentes