A Motorola coloca hoje à venda na China o smartphone A760, o seu primeiro telemóvel a utilizar um processador Intel - que possui ainda a particularidade de estar equipado com sistema operativo Linux. A fabricante norte-americana continua a diversificar as plataformas utilizadas nos seus equipamentos, quer em termos de hardware quer em software.

Apresentado oficialmente no passado mês de Fevereiro, o A760 é um smartphone de topo de gama que inclui aplicações para gestão de informação pessoal, leitor de vídeo, leitor musical e uma ferramenta de instant-messaging. Após o lançamento inicial no mercado chinês, o aparelho chegará em seguida à Europa e EUA, em data ainda por determinar.

Este telemóvel possui dois chips, um da própria marca, o i250 e - pela primeira vez num aparelho da Motorola - um outro da Intel, o PXA262 (de 200MHz e com 256MB de memória). O primeiro é responsável pelas comunicações enquanto o segundo fica encarregue da computação.

O A760 possui ainda dual mode GSM (Global System for Mobile Communications), GPRS (General Packet Radio Service) e está equipado com sistema operativo Linux - numa versão da responsabilidade da empresa MontaVista Software.

Graças a este acordo com a Motorola - a segunda maior fabricante mundial de telemóveis - a Intel poderá vir a relançar o seu negócio, uma vez que o mercado chinês já é o maior mercado de telemóveis do mundo, tendo, ainda assim, uma enorme margem de crescimento - uma vez que apenas vinte por cento dos chineses utilizam telemóvel.

Notícias Relacionadas:

2003-09-15 - Motorola e Microsoft estabelecem parceria para desenvolvimento de smartphones

2003-09-03 - Licenças de 3G devem ser atribuídas a operadores chineses até ao final de 2003

2003-03-19 - MontaVista fornece sistema para primeiro telemóvel com Linux