A Motorola comunicou hoje ter conduzido testes do terreno da tecnologia HSDPA (High Speed Downlink Packet Access), contando com a colaboração de cinco grandes operadores europeus. A empresa norte americana garante ter conseguido velocidades de comunicação de dados na ordem dos 2,9 Mbps e que está pronta para lançar comercialmente infra-estruturas no segundo semestre de 2005.
Sem revelar os nomes dos operadores que participaram nos testes, a Motorola explica em comunicado pretender desta forma aumentar a confiança dos operadores na tecnologia e fornecer resultados que aumentem os desempenhos das redes.
A tecnologia HSDPA (High Speed Downlink Packet Access) funciona sobre redes 3G e deverá propiciar aos utilizadores velocidades de comunicação que suplantam a actual experiência de ADSL, sendo já chamada por alguns de 3,5G.
Porém existem outras tecnologias concorrentes em desenvolvimento, como a OFDM (Orthogonal Frequency Division Multiplexing) e recentemente um conjunto de 26 empresas anunciou estar a investir numa nova tecnologia de comunicação de dados que pode multiplicar por dez as velocidades (veja Notícias Relacionadas).
Os testes conduzidos pela Motorola em espaços exteriores reproduziram o ambiente específico de cada um dos operadores, com diferentes formas de acesso para medir o desempenho, compatibilidade e interoperabilidade.
Notícias Relacionadas:
2004-12-31 - Operadoras e fabricantes juntam-se no desenvolvimento de nova tecnologia de dados móvel
2004-12-11 - Siemens reclama recorde de 1 Gbps na transmissão wireless de dados
2004-11-05 - Ericsson experimenta tecnologia de comunicação de maior velocidade no 3G
2004-09-15 - T-Online testa tecnologia wireless 10 vezes mais rápida que UMTS
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Já pode jogar em streaming os jogos da Xbox que estão na sua biblioteca -
App do dia
Há uma nova app para os fãs da Nintendo que acaba de chegar às lojas da Google e Apple -
Site do dia
Experimente as novas vozes e personalidades do gpt-o4 em OpenAI.fm -
How to TEK
Faça “mirror” do iPhone ou iPad diretamente no ecrã do computador
Comentários