O piloto que a Multimédia, antiga PT Multimédia, tem vindo a realizar na área da banda larga, vai converter-se no próximo ano em oferta comercial. Rodrigo Costa, CEO da empresa, anunciou hoje que em 2008 a companhia vai lançar comercialmente uma oferta com um débito de 100 Mb. No mesmo ano pretende duplicar a velocidade base da oferta de banda larga e até 2010 o objectivo é quadruplicar.



A Internet é um dos vectores da estratégia da empresa para os três próximos anos e nesta área existem mais alguns planos já para 2008, onde se incluem a extensão do suporte para banda larga a todas as casas cabladas, ou a aposta mais forte na complementaridade da oferta de satélite com cobre.



Nas zonas onde não oferece serviços via cabo a Multimédia disponibiliza uma oferta de televisão por satélite. Nestas zonas a empresa quer ter também uma oferta de Internet, disponibilizando ADSL. Esta possibilidade já terá sido oferecida a cerca de 2 mil clientes e é uma área onde a empresa pretende vir a apostar mais, como forma de aumentar os 400 mil clientes que já soma nos serviços de acesso à Internet.



MVNO avança em 2008



A disponibilização de uma oferta móvel é outro plano para concretizar em 2008. Rodrigo Costa diz que a empresa já deu início ao projecto que permitirá definir um modelo de negócio para montar uma operação nesta área e garante que entre o 2º e o 3º trimestre do próximo ano a empresa avança com um operador móvel virtual. As negociações com operadores de rede (Vodafone, TMN ou Optimus) para escolher um parceiro ainda não tiveram início.



Ainda no que se refere à voz, a empresa revela que o seu serviço de VoIP está a registar uma adesão de cerca de 500 novos clientes todos os dias. Isto embora a percentagem de clientes que usam hoje os três serviços fornecidos pela Multimédia (voz, Internet e TV) não vá além dos 4 por cento.



Este é um número que a empresa quer mudar, assumindo como prioridade o esforço para aumentar o número de clientes com os 3 serviços até aos 20 por cento em 2010. Uma das medidas nesse sentido é a pré-instalação do serviço telefónico, que vai começar a ser assegurada aos clientes de Internet, como forma de acelerar o processo de disponibilização de serviços de voz, sempre que solicitado. Outra medida é a portabilidade do número, que já está disponível.



A área de televisão, onde estão hoje 71 por cento dos clientes da Multimédia, é outra das áreas de aposta, com o lançamento de novos canais dirigidos aos mercados de nicho e às crianças. Vai também ser lançado um terceiro canal Sport TV e canais em alta definição, quando forem terminados os testes que estão a ser realizados neste momento.



No Europeu de futebol, Rodrigo Costa já garante conteúdos de alta definição. Outras novidades na área da televisão passam pela introdução de um serviço de aluguer de vídeos, introdução de grelha de canais personalizada e de um gravador digital com EPG.



O mercado SOHO será num futuro próximo outra área de aposta da Multimédia, que até 2010 quer ultrapassar os mil milhões de euros de receitas, com o lançamento de produtos específicos. Das 390 mil empresas que se calcula façam parte deste segmento, as contas da empresa indicam que 10 por cento já serão suas clientes na TV por subscrição. O objectivo é aumentar a percentagem e oferecer novos serviços.



Para concretizar os planos hoje apresentados a Multimédia prevê um investimento entre os 100 e os 120 milhões de euros até 2010, valor que representa 12 a 13 por cento das receitas totais.



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