
As novidades técnicas já são esperadas, sempre que uma nova versão de um software é lançado. O NDrive 10 cumpre as expectativas mas também introduz um elemento de humor, passando a permitir que Pinto da Costa José Sócrates indiquem as direcções pretendidas.
As vozes não são dos próprios, mas de um actor que assegura (nas versões de topo do software) a possibilidade de trocar a locução tradicional de coordenadas, séria e cinzenta, por vozes que imitam algumas figuras públicas carismáticas. Estão disponíveis cinco opções. Os protagonistas - ficcionados - são: Pinto da Costa, José Sócrates, Alberto João Jardim, Valentim Loureiro ou Cavaco Silva.
As indicações que vão fornecer aos utilizadores do software de navegação português complementam um novo interface, mais limpo e que pretende facilitar a visualização da informação das ruas e coordenadas, graficamente representadas num ambiente mais tridimensional.
Entre as novas componentes de informação estão detalhes de sinalização e faixas de rodagem. No que se refere a esta última, o utilizador passa a ter informação precisa sobre a faixa onde deve seguir quando numa via complexa (com diversas faixas) essa é uma informação relevante para o percurso que vai seguir.
No que se refere à sinalização, o NDrive 10 coloca dentro do mapa placas de sinalização idênticas às que vão surgindo na estrada - na cor e no formato - e ilumina a opção correcta (a placa cujo sentido deve ser seguido fica a branco e a que deve ser ignorada a cinzento).
Também com o objectivo de enriquecer a informação de apoio a quem vai na estrada o utilizador pode com a nova versão, quando activa a opção TTS (text to speech), ter o relato de voz das indicações que vão surgindo no mapa, com informação complementar sobre nomes de ruas ou zonas.
A NDrive também anunciou a disponibilização de uma nova loja online de aplicações - acessível a partir do programa de navegação - que permite aos utilizadores ter acesso mais fácil a actualizações de software ou novas funcionalidades, entre serviços pagos e gratuitos.
As vozes "aportuguesadas" referidas no início, quando não incluídas no software de base, podem ser adquiridas por esta via. A prazo, a empresa - que já criou uma versão do seu software de navegação para o iPad da Apple - também equaciona abrir a loja a aplicações de terceiros.
O software da NDrive está disponível para as principais plataformas móveis, com excepção do Blackberry, que não suporta navegação onboard. Ao longo das próximas semanas chegará às principais plataformas de distribuição - na App Store já está disponível.
Nesta versão 10 a empresa nortenha reedita a parceria de exclusividade com a TMN para os telemóveis. A operadora do grupo PT será a única a comercializar equipamentos já com o programa de navegação instalado.
Na nova versão do produto estão espelhadas as sugestões dos utilizadores, cerca de 1,3 milhões em todo o mundo e mais de 300 mil em Portugal, que diariamente enviam à empresa uma média de 400 emails com sugestões, recomendações e diverso feedback, explicou em conferência de imprensa Eduardo Carqueja, administrador.
O preço de referência para o NDrive 10 é de 30 euros, embora possa variar entre plataformas, ou mesmo ser disponibilizado de forma gratuita. É assim por exemplos nos telemóveis da TMN, que lança os primeiros modelos equipados com a nova versão do serviço já no próximo mês.
A NDrive também anunciou o lançamento de um software development kit para empresas de serviços profissionais que pretendam integrar aplicações com as suas para fins específicos e um programa de afiliação que permite a empresas interessadas comercializar os produtos da fabricante no seu site, em troca de uma comissão.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários