A Matsushita, a NEC e a Texas Instruments estão em conversações com vista a uma possível colaboração na área das comunicações móveis, anunciaram hoje as empresas. A futura parceria poderá envolver igualmente a fabricante de processadores NEC Electronics e a divisão de telemóveis da Matsushita, a Panasonic.



Segundo a informação que corre nas agências de notícias, as cinco empresas pretendem estabelecer uma joint venture com vista ao desenvolvimento de microprocessadores e software para telemóveis de terceira geração baseados na tecnologia W-CDMA, de modo a reduzir custos e a oferecer terminais a preços mais competitivos.



Criados para controlar as funcionalidades de comunicação dos telemóveis, os microprocessadores serão usados nos produtos oferecidos pela Matsushita e pela NEC. Prevê-se igualmente a sua comercialização para outros mercados onde os serviços 3G de alta-velociadade estejam a arrancar, assegura uma fonte próxima ao negócio, citada pela C|Net.



A confirmação das conversações surge em resposta a um artigo do diário económico Nihon Keizai que anunciava a constituição da joint-venture no Japão para o início do próximo Verão. A nova entidade deverá ser capitalizada em cerca de 10 mil milhões de ienes, ficando a NEC e a Panasonic Mobile com 30 por cento, enquanto a Matsushita, a Texas Instruments e a NEC Electronics dividirão o restante em partes iguais.



A NEC e a Matsushita estão entre o grupo das primeiras a oferecer telemóveis 3G no formato WCDMA, mas sozinhas detêm apenas uma pequena percentagem do mercado global, o que as coloca muito atrás das líderes Nokia e Motorola.



No Japão, um mercado forte para a NEC e a Matsushita, a concorrência tem vindo a intensificar-se à medida que o mercado da telefonia móvel vai ficando mais saturado e que as fabricantes estrangeiras, como a LG Electronics ou a Nokia, intensificam a sua presença, obrigando os fabricantes locais a procurar parcerias para reduzirem custos.


Notícias Relacionadas:

2005-08-29 - UMTS ultrapassa os 30 milhões de utilizadores em todo o mundo

2005-03-02 - 3G disponível em 139 modelos de telefones móveis