A japonesa NEC, produtora de consumíveis de electrónica acaba-se de juntar à Ericsson, Matsushita, Nokia, Siemens e Sony na iniciativa MeT (Mobile Electronic Transaction). Este grupo das maiores fabricantes mundiais de telemóveis está a desenvolver em conjunto uma infraestrutura industrial comum e aberta para assegurar a realização de transacções electrónicas seguras.
O objectivo da iniciativa MeT é desenvolver métodos e plataformas fáceis e seguros para o comércio electrónico em telemóveis. Este projecto visa ainda facilitar o desenvolvimento de novos serviços e aplicações, "beneficiando os consumidores e os fornecedores de serviços".
Esta iniciativa foi criada em Abril de 2000 e utiliza padrões já existentes, assim como especificações em desenvolvimento para criar um ambiente comum que facilite a rápida adopção de serviços seguros de comércio móvel a nível mundial.
Pretende-se que as tecnologias e conceitos desenvolvidos através deste projecto funcionem com todas as redes, tirando partido de normas industriais como o WAP - Wireless Application Protocol -, PKI - Public Key Infrastructure - e a tecnologia Bluetooth.
A privacidade e segurança serão garantidas através de serviços de criptografia e de assinaturas digitais para a verificação de transacções, confidencialidade, autenticação e inviolabilidade dos dados. Entre os exemplos de aplicações MeT encontram-se o acesso seguro e o uso de cartões de crédito pessoais, cartões de débito e esquemas de lealdade dos consumidores.
Notícias Relacionadas:
2001-02-28 - MeT com especificações para m-commerce seguro
2001-01-26 - Sony adere a iniciativa MeT
2000-04-12 - Segurança standard nos "sem-fios"
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Gaia da ESA termina com chave de ouro e um mapa estelar deslumbrante -
App do dia
Wuthering Waves apresenta um mundo aberto e mecânicas semelhantes a Genshin Impact -
Site do dia
Descubra quem é no Instagram num roast personalizado para “picar” mas fazer rir -
How to TEK
Como configurar as definições SOS de emergência no iPhone
Comentários