Até 2010 o mercado móvel deverá chegar aos 4 mil milhões de assinantes, depois de ultrapassar a fasquia dos 3 mil milhões já em 2007, estima a Nokia, que apresentou as suas previsões para o mercado móvel até ao final desta década. A Internet assume-se como um dos factores chave do desenvolvimento do sector à medida que um número crescente de utilizadores usa os seus terminais para se ligar à rede.



As perspectivas foram apresentadas por Olli-Pekka Kallasvuo, presidente da empresa, durante a conferência Nokia World 2006, onde afirmou que "as comunicações móveis estão mais uma vez a evoluir de forma mais rápida do que aquilo que era possível prever encontrando-se ainda longe do seu ponto de maturação".



Durante o evento o responsável salientou a importância da Internet no quotidiano das pessoas defendendo que o acesso à rede e a sua forma de utilização móvel será uma das prioridades na próxima fase do crescimento da Nokia no sector.



A empresa acaba de alargar a sua colaboração com a Yahoo, estendendo a parceria que já mantinham para a disponibilização do Yahoo! Mail e Messenger em todos os terminais da plataforma Series 40. Desde Abril de 2005 que as duas empresas estão a trabalhar em conjunto para disponibilizar serviços de Internet da Yahoo nos telemóveis Nokia. Como resultado desta parceria vários milhões de smartphones podem ligar-se de forma fácil a estes serviços.


Durante a mesma conferência Olli-Pekka Kallasvuo adiantou ainda que o mercado de renovação de dispositivos móveis passe dos 65 por cento - taxa actual - para os 80 por cento em 2010. Outra das previsões aponta para um crescimento de mais de 50 por cento no número de assinantes de telemóveis nos mercados da região Ásia-Pacífico, incluíndo na Índia e na China, sendo que, neste último, o número de subscritores deverá chegar aos 459 milhões no final deste ano.

Notícias Relacionadas:

2006-11-29 - Mercado móvel vai crescer 10% em 2007 e atingir os 3 mil milhões de clientes

2006-10-31 - Nokia desenvolve GPS para estradas europeias com funções multimédia