Mais pequeno e leve mas de funcionalidades idênticas às verificadas no modelo actualmente no mercado, o smartphone Nokia 9300 chegará às lojas no primeiro trimestre do próximo ano, de acordo com as previsões da Nokia, tentando conquistar um maior número de clientes entre a classe dos chamados "profissionais móveis".



Exteriormente, o novo modelo da linha Communicator surge como um telemóvel normal, embora ligeiramente maior, mas quando aberto o terminal revela um teclado QWERTY e um ecrã a cores com 640x200 pixéis, que pode ser visto de quase todos os ângulos, garante a fabricante finlandesa.



O 9300 integra acesso one-touch a informação pessoal e aplicações empresariais através de oito teclas de função dedicadas, incluídas no teclado, assim como um joystick, que permite aos utilizadores navegarem rapidamente entre os menus.



Suportando redes GSM, GPRS e EDGE, entre as suas capacidades de conectividade móvel o novo smartphone inclui altifalante para chamadas em conferência e múltiplos clientes de email, nomeadamente BlackBerry Connect. Face ao modelo anterior, o Nokia 9300 perdeu a câmara digital e o chipset WI-FI, mas apresenta igualmente capacidades de ligação por infravermelhos e Bluetooth.



Tal como o Communicator 9500, o novo 9300 usa o sistema operativo da Nokia Series 80 - construído a partir do Symbian 7.0 -, suportando as mesmas aplicações que o seu antecessor.



O Nokia 9300 tem 80 MB de memória, "mais do que o suficiente para guardar emails, documentos, apresentações, mensagens de texto e multimédia, toques, ficheiros de dados (...) ou fazer o download de aplicações", garante ainda a número um dos telemóveis.



Com disponibilização comercial prevista para início de 2005, a Nokia irá oferecer duas versões tri-band do novo modelo, uma optimizada para as redes móveis europeias e asiáticas (GSM900/1800/1900 MHz) e uma segunda destinada às redes móveis do continente Americano (GSM850/1800/1900 MHz). Os preços dos novos terminais não foram revelados, embora os analistas especulem quanto a uma provável descida do custo para o utilizador final, face ao modelo actualmente no mercado.



Notícias Relacionadas:

2004-08-31 - Nokia desenvolve sistema de encriptação para telemóveis em parceria com empresa sueca

2004-02-23 - Nokia e IBM apresentam novo Communicator com Wi-Fi