A Nokia divulgou hoje um relatório sobre o uso de MMS que contém algumas conclusões bastante optimistas sobre a utilização deste serviço por parte dos utilizadores de telemóveis. O estudo, desenvolvido em parceria com o HPI Research Group, abrangeu quatro países - Reino Unido, Japão, Estados Unidos, Singapura e Finlândia - e teve como objectivo central observar a receptividade presente e futura do serviço de Multimedia Messaging Service entre o seu público alvo.

As conclusões não podiam ser mais optimistas. Segundo o relatório, o sucesso dos MMS deverá superar num ápice o do SMS (Short Message Service), não só a nível profissional mas também pessoal. Assim, três quartos dos entrevistados consideram o serviço de MMS "excitante". Uma das principais conclusões foi a enorme potencialidade que os inquiridos encontraram nos serviços de download de imagens, maior inclusivamente do que os fabricantes imaginavam. Desses entrevistados, destacaram-se os japoneses e os ingleses, com os últimos a demonstraram particular interesse em serviços relacionados com informações sobre viagens, notícias, jogos e screen savers. Segundo o mesmo relatórios, essas áreas são algumas das que mais crescerão no futuro próximo.

Quanto aos nipónicos, cerca de 90 por cento dos portadores de telemóveis com câmara afirmam usá-los para enviar fotos a outros aparelhos equipados com a mesma tecnologia, sendo que apenas 68 por cento dos mesmos as enviam para email. Para estes utilizadores, o facto de o receptor poder abrir a foto imediatamente e compartilhar aquele momento consigo é um factor decisivo no envio de MMS.

Ainda no Japão, país mais desenvolvido na implantação desta tecnologia, os utilizadores anseiam por serviços mais completos do que aqueles existentes actualmente. Facto que indicia que depois deste serviço verdadeiramente se massificar os seus utentes passarão a exigir serviços muito mais completos que tirem total proveito dos aparelhos de terceira geração.

Outra das conclusões importantes deste estudo foi o facto de se comprovar que a utilização destas opções multimédia não está a prejudicar outros tipos de serviços dos telemóveis. No caso japonês o fenómemo é mesmo o oposto, com os nipónicos a usarem cada vez mais os serviços básicos de telemóvel ao mesmo tempo que tiram partido da tecnologia MMS.

Notícias Relacionadas:

2003-02-18 - Nokia deverá lançar primeiro modelo 3G ainda este semestre

2002-12-24 - MMS vai seguir um modelo de crescimento a longo prazo semelhante ao SMS

2002-06-05 - Ericsson prevê que MMS ultrapasse SMS até 2005