A Nokia anunciou o desenvolvimento de um SIM Access Profile (SAP) que pretende facilitar as comunicações feitas a partir do automóvel, dispensando um cartão SIM dedicado. O dispositivo funciona através de tecnologia bluetooth e permite aceder, através dessa comunicação sem fios, às informações de um cartão SIM instalado num telemóvel que terá de ser compatível com o aparelho instalado no carro e com a tecnologia SAP.



O acesso ao cartão SIM significa também o acesso à identificação do cartão e às suas funções de comunicação, tal como o envio e recepção de dados de e para o terminal móvel do cartão.



Em comunicado, a Nokia explica que a nova aplicação foi desenvolvida no âmbito do Bluetooth Special Interest Group (SIG), onde se integra uma associação de empresas líderes no sector, dando um contributo de extrema importância para o desenvolvimento do standard Bluetooth SIM Access Profile (SAP).



A apresentação oficial da tecnologia será feita na conferência anual Nokia Mobile Internet que este ano se realiza na cidade de Nice, em França, entre os dias 29 e 30 de Outubro.



Notícias Relacionadas:

2003-08-21 - Nokia desvenda mais um serviço de suporte ao N-Gage

2003-05-18 - Nokia acelera entrada no mercado dos jogos móveis com N-Gage

2003-02-18 - Nokia deverá lançar primeiro modelo 3G ainda este semestre