A Nokia e a IBM estão hoje a apresentar no 3GSM World Congress, o novo Communicator 9500, um dos primeiros produtos resultantes da parceria que mantêm há cerca de um ano. Dirigido ao mercado empresarial, o Communicator 9500 marca igualmente a estreia da fabricante finlandesa nos terminais preparados para redes Wi-Fi.



O Communicator 9500 irá integrar funcionalidades consideradas essenciais nos telefones dirigidos a empresas, mas até agora inexistentes naquela linha, como a capacidade de ligação a cada uma das três redes mundiais de GSM. Além de Wi-FI IEEE 802.11b, o novo terminal da Nokia suporta EDGE e GPRS para comunicação de dados, correndo na plataforma de software Nokia Series 80, baseada no sistema operativo Symbian.



Mais pequeno e leve do que os seus antecessores, o novo telefone deverá chegar ao mercado europeu durante o terceiro trimestre deste ano com um preço que se aproximará dos 800 euros.



Com a contribuição da IBM para as questões de segurança e gestão da informação, o Communicator 9500 possibilita aos profissionais em viagem o acesso aos sistemas de correio electrónico e de messaging da sua empresa e também à informação acerca de produtos e clientes.



A Nokia e a IBM anunciaram a sua aliança em 2003, na mesma feira onde este ano mostram os seus primeiros produtos, actualmente em testes entre funcionários da norte-americana Pfizer, da japonesa Ricoh e da fabricante automóvel alemã DaimlerChrysler, segundo comunicado das fabricantes.



Notícias Relacionadas:

2004-02-23 - 3GSM World Congress debate o futuro das comunicações móveis

2001-06-21 - Nokia Communicator 9210 chega ao mercado