A Nokia e a IBM anunciaram hoje o estabelecimento de uma parceria através da qual ambas as empresas pretendem unir forças no sector das redes locais (LANs) sem fios. Nos termos do acordo assinado, efectivo a partir de hoje, a divisão de serviços globais da IBM vai funcionar como um integrador de sistemas dos produtos de infra-estrutura de redes locais sem fios da finlandesa Nokia, de forma a disponibilizarem soluções desse tipo a nível global.



Em simultâneo, a Nokia vai continuar responsável pelas vendas da sua solução de rede local sem fios para operadores através dos canais de venda que já detinha. A cooperação entre a companhia finlandesa e a empresa norte-americana irá oferecer novas oportunidades para que as soluções de redes locais sem fios da Nokia sejam adoptadas por clientes empresariais.



Por outro lado, outro objectivo desta parceria passa por auxiliar os operadores de telecomunicações móveis e fornecedores de serviços de Internet sem fios (WISPs) no lançamento de mais hotspots. Estes locais, situados em edificíos públicos, permitem o acesso à Internet sem fios por parte dos visitantes. Neste grupo, contam-se os aeroportos, os hóteis, centros de conferências e instalações empresariais.



Os viajantes por motivos de negócios que disponham de um computador equipado de uma placa de rede local sem fios Wi-Fi certificada podem aceder à Internet e à sua intranet empresarial a alta velocidade e sem fios. A certificação Wi-Fi assegura a compatibilidade de dispositivos sem fios que empregam o protocolo IEEE 802.11b.



Nos termos do acordo, a IBM Global Services irá oferecer a sua gama de serviços, incluindo instalação, manutenção, financiamento e serviços de consultoria de forma a facilitar uma implementação mais fácil e rápida neste mercado emergente de comunicações.



A solução de redes locais sem fios da Nokia suporta vários modelos de negócio e placas actualmente disponíveis no mercado, bem como novos terminais multimodo. Esta solução também é compatível com vários tipos de autenticação, como a dos cartões SIM empregada por várias operadoras móveis e a autenticação do tipo RADIUS, utilizada normalmente pelos WISPs.


Notícias Relacionadas:

2002-02-12 - Norte americanos aderem às Wireless Local Area Network

2001-11-29 - Analysys prevê 20 milhões de utilizadores europeus de WLANS públicas em 2006

2001-11-13 - COMDEX Fall/2001 - Intel acelera redes sem fios e discute gestão de energia para PCs

2001-10-26 - Bluetooth em destaque nos próximos anos

2001-10-09 - IBM lança serviços e software de segurança para redes locais sem fios