A Nokia introduziu hoje uma série de ferramentas para controlar a privacidade dos subscritores de assinaturas de telemóveis, interfaces para serviços Web móveis e gestão de presença, permitindo que as operadoras móveis melhorem as ofertas de serviços aos seus clientes com novas aplicações e conteúdos móveis.



Na Nokia Internet Mobile Conference, o evento que está a decorrer em Munique e em que foram anunciados esses lançamentos, a fabricante finlandesa revelou ainda três novas melhorias de funcionalidades móveis e duas ferramentas de segurança móvel para empresas.



O iGMLC Privacy Manager, que integra a solução mPosition da Nokia para serviços de localização móvel, oferece aos assinantes de telemóveis a possibilidade de controlarem totalmente as suas configurações de privacidade ao fornecer informação de localização sobre o subscritor, apenas se este concordar, podendo ainda definir por quem quando e onde pode ser localizado.



Outra novidade revelada neste evento foram os primeiros interfaces de serviços Web móveis para soluções de servidor MMS da Nokia. Estes interfaces foram concebidos para melhorar a colaboração entre os operadores e os fornecedores de conteúdos e acelerar a implementação de conteúdos móveis geradores de receitas. Em ambientes móveis, os serviços Web vão funcionar como uma ponte entre os servidores de redes móveis e os servidores Web e de aplicações.



Também lançado em Munique, o Nokia Presence Server irá permitir que as operadoras disponibilizem aos seus clientes uma vasta quantidade de aplicações e serviços presenciais, como capacidades melhoradas de comunicação com agendas telefónicas dinâmicas e perfis personalizados dos utilizadores. Comercialmente disponível a partir da primeira metade de 2003, este software está conforme com a especificação Wireless Village 1.1 e irá administrar, armazenar e distribuir a informação presencial bem como processar subscrições e actualizações.



A fabricante finlandesa introduziu ainda uma solução completa de segurança para fornecer ligações seguras aos recursos da rede empresarial por parte de mão de obra empresarial móvel. Um dos principais componentes da solução VPN (rede virtual privada) móvel da Nokia consiste no software cliente VPN IPSec desenvolvido pela companhia para dispositivos equipados com o sistema operativo Symbian



Para resolver o problema da falta de segurança nos dispositivos móveis, a Nokia desenvolveu o Nokia Security Service Manager. Este produto será empregue na gestão do ciclo de vida da segurança de terminais móveis, incluindo a implementação de aplicações de segurança, e fornecendo-lhes actualizações automáticas da sua configuração.



Em simultâneo, a Nokia aproveitou ainda a conferência para lançar nove novos produtos, sendo que destes seis foram telemóveis. Os restantes três lançamentos referem-se a acessórios como uma câmara digital, colunas estéreo para um telemóvel com rádio incorporado e um dispositivo de imagem que permite que o utilizador requisite e receba informação remota.



No que toca aos terminais móveis, foi assim introduzido o 2100 - um produto de gama de entrada e barato, destinado a mercados emergentes -, o 5100 - caracterizado por um design dinâmico, ecrã a cores e funcionalidades lúdicas -, o 6800 - que dispõe de um teclado completo, o 6100 - com um visor de elevada qualidade, MMS e tecnologia Java num formato compacto -, O 8910i - que inclui as características do modelo anterior mais tecnologia Bluetooth - e o 7250 - com as mesmas funções mas com um rádio estéreo incorporado.


Notícias Relacionadas:

2001-11-19 - Nokia escolhe conferência em Barcelona para lançar o seu primeiro telemóvel "a cores"