A pressão da concorrência está a obrigar a Nokia a mudar modelos de negócio e a área dos mapas é uma das primeiras afectadas. Depois de ter sido pensado como um serviço pago, os mapas são a partir de hoje disponibilizados de forma gratuita para os smartphones da marca, estando já acessíveis para download para 10 telemóveis.

O anúncio da oferta acontece em simultâneo com o lançamento de uma nova versão do Ovi Maps, que tem uma navegação mais avançada para orientação em situação de condução de automóveis e para quem se desloca a pé.

A Nokia garante que este movimento vai quase duplicar a dimensão actual do mercado de navegação móvel, onde enfrenta uma concorrência crescente de outros players, como a Google e a portuguesa NDrive, entre outras.

“Trata-se de uma jogada estratégica, que tira partido da aquisição da NAVTEQ por parte da Nokia e da sensibilidade da marca em termos de oferta de serviços”, referiu Anssi Vanjoki, Vice-presidente Executivo da Nokia. “Quando integrámos gratuitamente câmaras fotográficas nos nossos telefones, depressa nos tornámos o maior fabricante de dispositivos com câmara do mundo. Com os Mapas Ovi pretendemos que a situação se repita, desta feita, na área da navegação”.

O Ovi Maps conta com mapas detalhados para mais de 180 países, e guias de voz de cruzamento a cruzamento para 74 países, em 46 línguas, onde se inclui o português. Está ainda disponível a informação de trânsito para mais de 10 países.

A nova versão gratuita pode ser descarregada já para 10 modelos de smartphones da Nokia, através do computador, sendo depois os dados transferidos para o telemóvel. Entre os modelos que já suportam a nova versão estão o Nokia N97 mini, o Nokia 5800 XpressMusic e o Nokia E72. A Nokia prevê que outros modelos sejam adicionados a esta lista nas próximas semanas.

A partir de Março os novos modelos com GPS vão incluir esta versão dos Mapas Ovi, assim como mapas pré-carregados com dados de cada país.

A fabricante finlandesa cita dados de um estudo de mercado da Canalys em que se refere que o número de pessoas no mundo que usam sistemas de navegação GPS nos seus telemóveis atingiu, no final de 2009, aproximadamente os 27 milhões. Com este anúncio a Nokia espera aumentar o número para 50 milhões, o que abre novas oportunidades de serviços também para os operadores e quem desenvolve aplicações.