Comparativamente a Dezembro, a Nokia era no final do mês passado "menos preferida" pelos utilizadores de telemóvel que planeiam adquirir novo equipamento. Um estudo da consultora inglesa YouGov registou o interesse de apenas 39 por cento dos inquiridos, em comprar um equipamento fabricado pela líder mundial dos telemóveis. Em Dezembro, um estudo idêntico apontava que metade dos consumidores escolheria a Nokia na altura de mudar de telemóvel, relata o VnuNet.



Na situação oposta surge a Apple e outros fabricantes "desafiadores" das presenças históricas do mercado de telemóveis. Quarenta e um por cento dos inquiridos manifesta intenção de comprar um iPhone quando for novamente às compras para adquirir novo telemóvel. Já 14 por cento afiram que o seu próximo telemóvel será um Blackberry.



O mesmo estudo mostra que a percentagem de utilizadores que recomendaria a Nokia a outros utilizadores diminuiu, de 15 para 12 por cento. A Apple é a marca recomendada por 70 por cento dos inquiridos a outros utilizadores. E esta é uma situação em que o boca-a-boca importa, assegura a consultora.



"Os pioneiros tecnológicos são os primeiros a experimentar novos produtos. Tomam decisões, falam com outros sobre elas e as pessoas também recorrem a eles para recolher informação, pois são considerados conhecedores", explica Russell Feldman, director de pesquisa da YouGov a propósito das conclusões do estudo, citado na PCPro.



O mesmo responsável considera que a Nokia falhou na capacidade de aproveitar a oportunidade que o segmento de smartphones criou no mercado.