De forma a dar continuidade à expansão da sua rede 5G, a Altice Portugal fechou uma parceria com a Nokia para o fornecimento e integração do Core 5G Stand Alone. A fabricante finlandesa passa a ser a responsável pelo desenvolvimento da rede Core 5G, incluindo a evolução para uma arquitetura nativa na Cloud, “onde as funções de rede são implementadas como micro-serviços, numa lógica de negócio de serviços modulares”, informou a Altice em comunicado.

Através da introdução do novo core móvel 5G, a Altice Portugal afirma que passa a disponibilizar serviços mais inovadores, incluindo o network slicing, serviços de baixa latência e serviços IoT, de forma massiva, tanto para as comunicações de clientes no segmento de consumo como empresarial.

De salientar que a expansão das redes 5G em Portugal e à semelhança do que se faz globalmente, teve como ponto de partida a infraestrutura 4G, ou seja, utiliza como núcleo a quarta geração. Dessa forma, foi permitido acelerar a expansão da rede 5G, aproveitando todo o desenvolvimento realizado na anterior geração. Mas uma vez estabelecidas essas bases da rede, o próximo passo é progressivamente substituir-se para o core 5G, de forma a garantir que toda a infraestrutura seja alimentada por tecnologia de última geração, aproveitando todas as inovações associadas e de forma nativa.

5G vai continuar grátis até 30 de setembro. Vodafone, NOS e MEO confirmam extensão do período de "experimentação" para os seus clientes
5G vai continuar grátis até 30 de setembro. Vodafone, NOS e MEO confirmam extensão do período de "experimentação" para os seus clientes
Ver artigo

A operadora de telecomunicações destaca ainda que a tecnologia vai permitir obter maiores níveis de segurança, através do uso de algoritmos de encriptação que foram reforçados para um aumento da privacidade.

A parceria com a Nokia vai permitir à Altice Portugal utilizar o novo Core 5G na cobertura nacional da sua rede de quinta geração, através da rede móvel pública da operadora. A empresa procura satisfazer as necessidades de comunicações críticas das indústrias, organismos públicos, cidades e empresas, em que haja uma maior intensidade de ativos críticos e automação.

Fazendo um balanço, a Altice afirma que já oferece uma cobertura de 90% da população nacional, assim como o maior número de municípios do país.