De forma a dar continuidade à expansão da sua rede 5G, a Altice Portugal fechou uma parceria com a Nokia para o fornecimento e integração do Core 5G Standalone. A fabricante finlandesa passa a ser a responsável pelo desenvolvimento da rede Core 5G, incluindo a evolução para uma arquitetura nativa na Cloud, “onde as funções de rede são implementadas como micro-serviços, numa lógica de negócio de serviços modulares”, informou a Altice em comunicado.
Através da introdução do novo core móvel 5G, a Altice Portugal afirma que passa a disponibilizar serviços mais inovadores, incluindo o network slicing, serviços de baixa latência e serviços IoT, de forma massiva, tanto para as comunicações de clientes no segmento de consumo como empresarial.
De salientar que a expansão das redes 5G em Portugal e à semelhança do que se faz globalmente, teve como ponto de partida a infraestrutura 4G, ou seja, utiliza como núcleo a quarta geração. Dessa forma, foi permitido acelerar a expansão da rede 5G, aproveitando todo o desenvolvimento realizado na anterior geração. Mas uma vez estabelecidas essas bases da rede, o próximo passo é progressivamente substituir-se para o core 5G, de forma a garantir que toda a infraestrutura seja alimentada por tecnologia de última geração, aproveitando todas as inovações associadas e de forma nativa.
A operadora de telecomunicações destaca ainda que a tecnologia vai permitir obter maiores níveis de segurança, através do uso de algoritmos de encriptação que foram reforçados para um aumento da privacidade.
A parceria com a Nokia vai permitir à Altice Portugal utilizar o novo Core 5G na cobertura nacional da sua rede de quinta geração, através da rede móvel pública da operadora. A empresa procura satisfazer as necessidades de comunicações críticas das indústrias, organismos públicos, cidades e empresas, em que haja uma maior intensidade de ativos críticos e automação.
Fazendo um balanço, a Altice afirma que já oferece uma cobertura de 90% da população nacional, assim como o maior número de municípios do país.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários