Quando foi anunciado pela GSMA, o eSIM (embedded SIM ou SIM embutido) apresentava-se com uma vantagem principal: a de tornar inútil o cartão SIM físico que colocamos dentro do telemóvel e que garante a autenticação a um determinada operadora móvel, e a um pacote de serviços específicos.  Por isso mesmo não foi bem visto por todas as operadoras, que têm no cartão SIM uma forma de ligação (e fidelização) dos clientes. E mesmo as fabricantes de equipamentos não mostraram uma adesão clara ao modelo.

A Apple, com  o iPhone Xs, colocou novamente o tema em cima da mesa em setembro do ano passado, e na altura as três operadoras móveis portuguesas admitiram ao SAPO TEK que estavam a considerar a possibilidade de usarem esta tecnologia, mas só agora a NOS avança mesmo com o eSIM. E avança sozinha, já que a MEO e a Vodafone Portugal estão ainda a analisar a possibilidade de lançarem esta oferta junto dos seus clientes.

eSIM: a proposta dual-SIM “da” Apple que vai servir para muito mais do que os iPhone Xs
eSIM: a proposta dual-SIM “da” Apple que vai servir para muito mais do que os iPhone Xs
Ver artigo

O primeiro serviço eSIM vai estar disponível a partir de amanhã em algumas das lojas da NOS e funciona apenas nos iPhone Xs, iPhone Xs Max e iPhone Xr, a par com o nano-SIM, o que permite que os equipamentos passem a ser Dual SIM, suportando dois números e dois planos de dados diferentes, como a Apple explica.

É esta a proposta que a NOS avança aos clientes, com uma adesão gratuita  a possibilidade de utilizar planos de dados adicionais, simplificando o processo de ativação. Mas com a evolução da tecnologia, e a disponibilização de mais equipamentos no mercado a suportarem o eSIM, estas vantagens podem aumentar, sobretudo em dispositivos mais pequenos, como bandas de fitness e smartwatches. O parceiro tecnológico foi a IDEMIA, que tem experiência no lançamento de eSIM com operadores de referência a nível mundial.

Nesta fase de lançamento o processo de adesão é realizado, a partir amanhã, dia 18 de abril, em algumas das lojas NOS do continente, da NOS Madeira e da NOS Açores . Nos próximos meses o serviço estará disponível em todas as lojas da operadora.

O SAPO TEK contactou a MEO e a Vodafone Portugal, que estão ainda a avaliar a possibilidade de lançarem o serviço. A Vodafone já tem disponível o eSIM em várias operações noutros países, nomeadamente no Reino Unido, Espanha, Itália, Alemanha e Nova Zelândia.