A Novis acaba de lançar uma nova oferta complementar para as empresas que já têm os seus serviços de acesso Internet por ADSL, juntando ao pacote uma ligação por 3G, designada Internet Móvel Novis, e roaming no estrangeiro com redes Wi-Fi. O objectivo é garantir uma solução mais completa "para trabalhar a partir de qualquer ponto em Portugal e em mais de 80.000 zonas em 70 países", mas os preços não são competitivos.

A Internet Móvel Novis é suportada num modem 3G que permite a utilização da rede móvel da Sonaecom, leia-se Optimus. Nos dois tarifários disponíveis a velocidade máxima é de 3,6 Mbps (o que corresponde a ligações 3,5 G) tem uma mensalidade associada de 48,4 euros com 40 GBytes de tráfego. Já a ligação de 640 Kbps custa por mês 30,25 euros para apenas 2 GBytes de tráfego. Na subscrição da primeira modalidade o modem é oferecido mas na mensalidade mais baixa custa 54,45 euros.

Os valores apresentados são mais elevados do que os praticados pelos operadores móveis, nomeadamente a Optimus que no Kanguru para particulares cobra 29,9 euros por mês pela mesma oferta de 640 Kbps e 2 Gbytes de tráfego, ou 39,9 euros por velocidades de 3,6 Mbits por segundo mas com limite de tráfego mais baixo (de 6 Gbytes, enquanto a Novis disponibiliza 40 GBytes). Os preços para empresas são mais elevados, com o Kanguru Express a custar os mesmos 48,4 euros que a Novis propõe, com apenas 15 Gbytes de tráfego, mas na verdade nada impede uma empresa de optar pelas modalidades destinadas aos utilizadores particulares do Kanguru.

Para os clientes que viajam para o estrangeiro e querem aceder à Internet a solução que a Novis propõe é o e-Roaming, que garante acesso em mais de 80 mil pontos Wi-Fi em 70 países. Não é necessário fazer qualquer activação local no acesso a estas redes, mas é preciso subscrever o serviço, que custa 10 euros, e tem um custo de utilização de 2,17 euros por cada 10 minutos.

A empresa do Grupo Sonaecom avançou ainda com uma nova tarifa plana nacional para voz, que mantém o custo de 16,94 euros por mês e por canal e inclui agora chamadas ilimitadas para a rede fixa e Espanha. Criou ainda novos planos de minutos para PALOP's e Ásia e para a América, onde pelo custo de 16,94 euros inclui 70 e 100 minutos de conversação.

Nota da Redacção: A notícia foi actualizada para incluir os preços da oferta do Kanguru para empresas, diferentes dos valores praticados para utilizadores particulares embora nada impeça uma empresa de subscrever esta última oferta, que é mais barata.

Notícias Relacionadas:

2007-08-24 - Kanguru introduz placa de Internet móvel a 7,2 Mbps em PCMCIA

2007-06-07 - Novis ganha destaque entre operadores alternativos nos mercados de voz e Internet

2007-05-17 - Novis reposiciona oferta e lança novos serviços