Na próxima reunião do Instituto de Engenheiros Eléctricos e de Electrónica (IEEE), marcada para 12 de Junho, deverá ser aprovado o documento final da nova especificação para o Wi-Fi. O grupo de trabalho encarregue de finalizar este novo standard entregou na semana passada o documento com as especificações do 802.11g que pretende garantir uma maior largura de banda, chegando aos 54 Mbps, e ainda a compatibilidade com a norma mais usada actualmente, a 802.11b.




Já na versão 8.2, a nova especificação para a tecnologia Wi-Fi é mais uma das que compõem o leque de normas definidas para esta tecnologia de comunicação wireless. Para além da 802.11a e 802.11b, as mais utilizadas, contam-se ainda a especificação de segurança 802.11x e agora a nova 802.11g que alarga a velocidade de comunicação aos 54 Mbps e ainda define a frequência de emissão rádio para os 2,4 GHz.




Aproveitando a divulgação e crescimento da tecnologia Wi-Fi, muitas empresas integraram já nos seus produtos as especificações que têm vindo a ser aprovadas para o 802.11g, sem esperar pela norma final. Porém, outros fabricantes como a Intel - que tem vindo a apostar fortemente na tecnologia Wi-Fi nomeadamente através da plataforma móvel Centrino - e a Cisco, mostraram-se mais cautelosas na adopção desta nova norma, mantendo os seus produtos wireless dentro do padrão já aprovado 802.11b.



A aprovação final desta norma pela indústria traz aos fabricantes uma maior certeza que permitirá a sua rápida implementação em produtos e o teste de compatibilidade entre os equipamentos usados nos computadores e nos pontos de acesso, quer domésticos quer nos chamados hotspots - pontos de acesso público à Internet.



Apesar dos fabricantes estarem a tentar simplificar todas as configurações necessárias para a utilização destas redes de comunicação wireless, através de software e programas de compatibilidade, a disseminação de equipamentos que se baseiam em standards diferentes poderá contribuir para uma maior dificuldade nos acessos e até incompatibilidade entre alguns equipamentos.

Notícias Relacionadas:

2003-02-17 - Nova versão de especificação de redes sem fios prestes a tornar-se num padrão