À medida que o número de equipamentos ligados em rede se multiplica, e que a velocidade de acesso à internet contratada aos operadores aumenta, nem sempre é fácil conseguir que o sinal de Wi-Fi chegue a todos os pontos da casa com qualidade, mantendo os smartphones, tablets e computadores ligados aos jogos, streaming de vídeo e comunicações web só com um único router. A tecnologia Wi-Fi 6 vem trazer melhorias significativas nesta área, com optmização das comunicações e minimização das interferências e a devolo está a tirar partido desta evolução nos novos kits Magic 2 WiFi 6 Mesh que chegam agora ao mercado português e que são uma evolução face à geração anterior, lançada em 2021.

Os novos equipamentos combinam o Wi-Fi 6, a tecnologia mesh e o Powerline G.hn para ligar os vários pontos da casa de forma fácil, com emparelhamento automático para criar uma rede doméstica com mais velocidade e desempenho, de forma transparente para os utilizadores.

“90% das pessoas ainda se queixam de problemas com o Wi-Fi em casa”, explicou ao SAPO TEK Marcel Schüll, diretor de marketing da devolo AG, lembrando que há quem mantenha o router que é fornecido pelo operador, e que não tem as melhores antenas, colocando-o também numa das pontas da casa o que dificulta a melhor cobertura.

Os kits da devolo foram pensados para serem instalados e configurados de forma fácil e rápida na aplicação ou nas consolas web, sem necessidade de intervenção técnica, usando a rede de eletricidade (powerline) para estender o sinal a mais pontos da casa e o Wi-Fi 6 para criar uma rede doméstica com mais cobertura e disponibilidade, enquanto a tecnologia mesh gera uma “malha” mais estável de comunicação wireless.

Clique nas imagens para mais detalhes 

Depois de ligados e instalados os dispositivos da devolo a empresa aconselha a desligar o Wi-Fi do router para criar uma rede doméstica Wi-Fi 6 perfeitamente harmonizada.

A nova norma do Wi-Fi 6 introduz a tecnologia OFDMA (Orthogonal Frequency-Division Multiple Access) que utiliza as frequências disponíveis de forma mais eficiente, e tem também benefícios na comunicação bidirecional e no controle dos tempos de comunicação, o que reduz o consumo de bateria, através do MU-MIMO bidirecional e Target Wake Time (TWT). Na tecnologia mesh as vantagens medem-se pelo tempo de transmissão que os equipamentos têm e a sua ligação automática à melhor frequência sem qualquer intervenção do utilizador, mesmo quando se desloca nas zonas de cobertura dos diferentes dispositivos da devolo.

“Se está a pagar 20, 30 ou 40 euros ao seu operador para ter uma ligação mais rápida à internet e depois não tem um sistema como este está a deitar dinheiro pela janela”, defende Marcel Schüll.

O diretor de marketing da devolo AG lembra que as gerações anteriores do Wi-Fi têm dificuldade em lidar com muitos smartphones, tablets e computadores ao mesmo tempo e que reduzem o desempenho para ajustar ao nível da tecnologia mais antiga, perdendo a otimização que as novas redes trazem em termos de velocidade e de latência.

Wi-Fi 6: conheça os equipamentos que já são compatíveis com a nova geração de rede sem fios
Wi-Fi 6: conheça os equipamentos que já são compatíveis com a nova geração de rede sem fios
Ver artigo

Marcel Schüll admite que nos últimos dois anos as pessoas ficaram mais sensíveis à qualidade das redes de comunicação em casa, sobretudo em alturas de confinamento em que tinha de se conjugar o teletrabalho com a telescola ou o consumo de entretenimento pelos vários membros da família. Mas que este é ainda um tema complexo, e que as pessoas não têm noção do que podem fazer para melhorar as suas redes domésticas, pelo que é preciso explicar as vantagens e oferecer soluções fáceis de ligar e configurar quando se tiram da caixa e se ligam à eletricidade.

A aplicação devolo Home Network é um guia relevante neste processo, acompanhando o utilizador passo a passo na configuração e facilitando a gestão da rede, com definição de passwords, privilégios e até a criação de um acesso só para visitas. A aplicação está disponível gratuitamente para iOS e Android, mas há também consolas para Windows e Linux e a possibilidade de configuração da rede através do browser.

Os novos kits já estão disponíveis em dois modelos, o devolo Magic 2 WiFi 6 Mesh starter kit que tem dois adaptadores e o Multiroom Kit que inclui três adaptadores para quem tem casas maiores. Os preços são de 349,9 euros e 499,9 euros, respetivamente. Quem já tem equipamentos Magic da devolo pode contar com compatibilidade entre os vários modelos.