A introdução de uma nova geração de redes sem fios no mercado é demoroso e inicialmente dispendioso, pois requer que os equipamentos sejam compatíveis. E não se pode resolver com uma atualização de firmware, requer mesmo novo hardware para aceder às redes Wi-Fi 6, incluindo terminais móveis, computadores e o router de distribuição de sinal em casa. Por isso, apesar de ter sido lançado oficialmente em setembro de 2019, foram necessários meses para que os novos equipamentos chegassem ao mercado com suporte à nova geração de rede wireless.
Inicialmente, apenas os topos de gama da Samsung e da Apple suportaram Wi-Fi 6, nomeadamente o Galaxy S10 e o iPhone 11. Mas atualmente a lista de smartphones tem vindo a crescer, com a Huawei, LG, OnePlus e Motorola a juntarem-se às ofertas. Estranhamente, o novo Samsung Galaxy Z Flip, um dos primeiros smartphones dobráveis, não está na lista dos topo de gama a suportar a ligação.
Também os computadores portáteis de nova geração começaram também a suportar a rede, nomeadamente a Asus, a Lenovo, HP, LG e Dell. Apenas a Apple ainda não se decidiu, entre os maiores fabricantes, não tendo introduzido ainda a tecnologia no mais recente MacBook Pro, por exemplo. Ainda há outros equipamentos que vão chegar ao mercado, como por exemplo, as novas televisões QLED da Samsung, mas apenas mais tarde do ano e outros equipamentos conectáveis.
Na galeria veja em concreto os equipamentos que já estão preparados para Wi-Fi 6:
Mas quais são as principais vantagens das ligações Wi-Fi 6? O TEK já compilou um pequeno documento de Perguntas e Respostas com as principais dúvidas da tecnologia de ligações sem fios, mas resumidamente conte com ligações mais rápidas, claro, mas igualmente uma redução no consumo da bateria e capacidade de cobertura em maiores distâncias. Através do Wi-Fi 6 poderá gerir mais facilmente os diversos dispositivos conectados a uma única rede Wi-Fi ou hotspot.
Relativamente a routers, já começaram a chegar ao mercado diferentes soluções, como o Asus Zenwifi AX ou o Netgear Orbi AZ6000. No entanto são equipamentos caros, na ordem dos 400 e 600 euros. A Altice Portugal também tem uma proposta a chegar ao mercado, baseado em ligações Smart Mesh Wi-Fi.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários