As novas regras para os preços de roaming devem mesmo avançar antes das próximas férias de verão. O encontro informal dos 27 ministros europeus das telecomunicações acordou ontem que os cortes de preços a impôr aos operadores móveis vão fixar-se ao nível grossista e retalhista. Nos preços praticados directamente ao consumidor (retalhistas) as chamadas internacionais não vão poder custar mais 0,50 euros por minuto.



O preço indicativo apontado por Viviane Reding, comissária europeia para a Sociedade da Informação, desilude as associações europeias que esperavam a fixação de um tecto mais baixo para as chamadas realizadas em roaming, com uma proposta que apontava para os 0,33 euros, face os 0,60 euros que custa hoje em média uma chamada móvel internacional na Europa.



O resultado do encontro desagradou também fortemente ao ministro britânico com a pasta das telecomunicações, que defende o direito do operador escolher o melhor plano tarifário para as suas necessidades, ao invés de ser obrigado a mudar de forma automática para as novas regras definidas pela CE, um dos pontos que faz parte da proposta ontem acordada.



No Reino Unido, a Vodafone já anunciou um plano tarifário para as chamadas internacionais (o Passport) que permite aos seus clientes pagarem um pouco mais no primeiro minuto para a partir daí serem taxados com tarifas domésticas, um modelo que em determinados casos pode ser mais vantajoso, defendeu a operadora que está em sintonia com o governo nesta questão.



O limite que a CE quer impôr ao preço máximo por minuto das chamadas internacionais funciona como um complemento às medidas de regulação a fixar para o mercado grossista, aquele que regula as relações entre operadores. A proposta terá agora de receber aprovação formal dos vários Estados-membros. As notícias internacionais dão conta que o acordo com a fórmula ontem debatida ainda não é uma realidade para vários Estados-membros.



A Vodafone anunciou também esta semana uma tarifa plana para a utilização em roaming da sua rede 3G para os dados que prevê o pagamento de 12 euros para períodos de utilização de 24 horas. A medida entra em vigor a 1 de Julho.



Notícias Relacionadas:

2007-03-14 - Regulação europeia para as tarifas de roaming pode ter avanços esta quinta-feira

2006-02-09 - Novas regras para o roaming na UE entram em vigor na segunda metade de 2007

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.