A NTT DoCoMo assinou hoje um acordo com a Macromedia que a torna na primeira operadora de telemóveis a oferecer serviços baseados no software de animação Flash player da companhia norte-americana. A tecnologia será irá inserida nos novos modelos topo de gama de terminais i-mode a começar com a linha 505i, que deverá ser lançada no final deste ano no Japão.

O Flash é uma das aplicações mais utilizadas em PCs, encontrando-se instalado em mais de 98 por cento dos computadores pessoais de todo o mundo e sendo utilizado para anúncios animados na Web ou desenhos animados amadores, por exemplo. Com a nova versão MX da tecnologia, contudo, a Macromedia pretendeu expandir o software à área dos novos serviços Web que podem ser facilmente migrados para dispositivos de menores dimensões, como telemóveis e PDAs.

Os telefones celulares irão disponibilizar uma série de ofertas baseadas em Flash que irão permitir que os assinantes tirem partido de serviços de dados sem terem que navegar através de vários ecrãs de texto. Assim, por exemplo, mapas meteorológicos animados, darão aos assinantes previsões actuais para a região em que clicarem.

O Flash
MX
, a actual versão de ferramentas de desenvolvimento empregue pelos
programadores de Flash inclui várias funcionalidades que permitem adaptar o conteúdo existente a tipos diferentes de ecrãs, incluindo visores de
telemóveis. Desta forma, as operadoras podem tirar partido de um conjunto de aplicações e serviços anteriores.

Notícias Relacionadas:

2002-03-04 - Macromedia desenvolve nova versão de Flash para criação de
sites

2001-11-14 - COMDEX
Fall/2001 - Casio lança novo serviço com conteúdos de Macromedia Flash para
PDAs