A operadora nipónica NTT DoCoMo vai lançar um serviço de roaming de terceira geração destinado aos subscritores das redes móveis dos seus 21 parceiros internacionais, de 19 países diferentes, que visitem o Japão. A operadora supera assim uma dificuldade reconhecida pelos utilizadores internacionais em garantir a manutenção das comunicações móveis no território nipónico devido à diferente tecnologia utilizada.




Com início marcado para o próximo dia 1 de Maio, a iniciativa compreende a disponibilização de terminais FOMA que poderão ser alugados por 735 ienes (5,6 euros) ao dia e que podem ser obtidos nos aeroportos japoneses de Narita e de Kansai. O custo das chamadas internacionais é definido por cada um dos parceiros envolvidos.




Numa primeira fase o serviço de roaming irá possibilitar chamadas de voz e dados, tendo a DoCoMo planeado para mais tarde a inclusão de mensagens escritas (SMS) e de serviços de transmissão de dados.




A operadora móvel japonesa já oferece serviços de roaming no exterior através do WORLD WING, que permite que os subscritores da rede possam usar os seus telemóveis quando viajam para o estrangeiro. A partir de 1 de Maio a NTT DoCoMo adicionará mais cinco países ao seu portfólio, elevando o número total para 104, através de 123 operadores diferentes.





Num anúncio separado, a NTT DoCoMo comunicou ontem estar a desenvolver um outro serviço destinado aos japoneses que viajam, mas também aos estrangeiros que visitam o país. A operadora móvel está a explorar a possibilidade de ligar a sua rede Wi-Fi, designada Mzone, com a Connexion by Boeing, garantindo aos seus clientes a utilização de serviços wireless a bordo de alguns aviões já a partir de Agosto de 2004.




Notícias Relacionadas:
2004-04-19 - Connexion vai avançar com serviços comerciais de Internet a bordo da Lufthansa

2004-01-29 - DoCoMo chega aos 2 milhões de assinantes de 3G