No final do ano estavam desagregados 195.754 acessos. O número representa um crescimento de 171 por cento face ao registado no final de 2005, revela a Anacom. Nessa altura, tinham sido contabilizados 72.019 acessos desagregados, um número que também representava um crescimento muito significativo, numa comparação com o período homólogo: mais de 700 por cento.



A desagregação de centrais tem vindo a ser progressivamente realizada desde a liberalização do mercado de telecomunicações. É desta forma que os operadores alternativos conseguem chegar directamente à rede básica de telecomunicações e desenvolvem as suas próprias ofertas, entregues directamente ao cliente.



O ritmo de desagregação ganhou novo ânimo ao longo dos últimos dois anos, contribuindo para uma melhoria da cobertura geográfica das ofertas de voz e Internet dos operadores alternativos à Portugal Telecom. Uma acção mais interventiva do regulador e a definição de novos preços e prazos têm garantido a maior rapidez no processo.



Entre as medidas tomados nos últimos dois anos, que beneficiaram o crescimento do mercado de acesso directo, contam-se uma redução significativa no preço da mensalidade do lacete, quer no acesso completo, quer no acesso partilhado. Outra das medidas implementadas pelo regulador foi o aumento da compensação a pagar pela PT aos operadores alternativos pelo incumprimento de prazos, alteração que também dinamizou o processo.



Notícias Relacionadas:

2006-04-19 - Número de acessos desagregados aumenta 51% entre Janeiro e Março

2006-01-31 - Número de lacetes desagregados cresce exponencialmente em 2005

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.