No primeiro trimestre de 2009, foram remetidas à Anacom 10.365 reclamações, valor que representa um crescimento de 39 por cento comparativamente a período homólogo de 2008.

O sector mais visado continua a ser o das comunicações electrónicas (83%), em que, considerando o total de reclamações por 1.000 clientes, o serviço de televisão sobre a rede telefónica pública (xDSL/IP) surge destacado (1,12‰), logo seguido do serviço de acesso à Internet (1‰) e do serviço telefónico fixo (0,81‰).

Entre as queixas apresentadas a partir do Livro de Reclamações, as questões que mais suscitaram uma reacção negativa por parte dos utilizadores estão associadas a equipamentos, atendimento/assistência técnica ao cliente e facturação

Nas reclamações dirigidas directamente ao regulador destacaram-se as questões de carácter contratual e de facturação.

Já entre as 1.748 solicitações - 1.520 reclamações e 228 pedidos de informação - recebidas nos serviços de atendimento ao público da ANACOM, a grande maioria incidiu sobre o sector das comunicações electrónicas, destacando-se o serviço telefónico em local fixo como o mais reclamado, refere a entidade reguladora em comunicado.

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