Foi hoje anunciado um acordo de utilização da rede Wi-Fi da Vodafone por parte dos clientes de serviços ADSL da Oni, que assim têm acesso aos cerca de 70 hotspots da operadora móvel aos mesmos preços que esta pratica para os seus assinantes. Apesar deste acordo garantir logo de uma vez uma cobertura considerada satisfatória em termos de pontos de acesso, Paulo Conceição Neves, Director de Marketing da Oni, admitiu ao TeK que a operadora poderá investir em alguns hotspots que considere interessantes, mas não para duplicar locais já cobertos pela Vodafone.



O acordo de roaming agora anunciado decorre da parceria já firmada entre as duas empresas em finais do ano passado, onde se previa a venda cruzada de produtos e serviços de telecomunicações ao mercado empresarial, de forma a garantir a oferta de soluções completas.



O novo serviço de WirelessLAN da Oni permite que os utilizadores de serviços ADSL deste operador possam usar o mesmo login com que acedem à Internet em banda larga pela rede fixa, facilitando a sua utilização. Paulo Conceição Neves confirmou também que para já não está previsto nenhum período promocional, ao contrário do que foi praticado nos primeiros meses para os clientes Wi-Fi da Vodafone e do Grupo PT, pelo que os preços em vigor na rede Vodafone passam já a ser válidos para os seus assinantes que usarem este serviço.



Para já os serviços Wi-Fi estão limitados aos clientes ADSL da Oni, mas numa segunda faseserão alargados a clientes empresariais dial-up e multiposto, podendo ainda posteriormente ser utilizados por todos os clientes com factura periódica.



O primeiro objectivo da Oni ao assinar este acordo de roaming foi garantir desde já o acesso Wi-Fi aos seus clientes residenciais e empresariais na rede da Vodafone, explicou Paulo Conceição Neves. Mas, este responsável relembra que a Oni tem uma aposta forte nas infra-estruturas, pelo que não afasta a possibilidade de também criar hotspots em algumas zonas onde já tem acesso directo.



A Oni é o primeiro operador nacional a assinar um acordo de roaming no Wi-Fi com a Vodafone, apesar da operadora móvel defender um modelo aberto desde o lançamento do serviço. No entanto, até agora ainda não conseguiu chegar a nenhum entendimento com outros operadores móveis, já que a TMN mantém uma estratégia própria através do Grupo com a PT Wi-Fi e a Optimus promete para breve a revelação da sua estratégia para esta área.

Notícias Relacionadas:

2004-06-14 - Rede Wi-Fi da PT em roaming com T-Mobile e Telia-Sonera

2004-06-03 - Optimus avança com oferta WI-FI no espaço de um mês