Até final do mês de Outubro a Oni vai descontinuar o seu investimento na tecnologia de acesso à Internet através de Powerline, oferecendo aos actuais clientes a possibilidade de mudarem para ADSL, com condições mais vantajosas. Fonte da operadora garante que esta decisão não se prende com a tecnologia de acesso à Internet através da rede eléctrica, que deu provas de ser eficaz, mas com o negócio.

"Esta decisão é estritamente de negócio e de gestão. Prende-se com o facto de, apesar dos resultados tecnológicos terem sido muito bons, as ofertas de banda larga suportadas em PLC não serem tão competitivas como as que se sustentam em ADSL", afirma a mesma fonte, adiantando que por ser uma tecnologia mais massificada globalmente o ADSL permitir ganhos de escala relevantes em termos económicos e no desenvolvimento de serviços associados.

O serviço de Powerline contava actualmente com cerca de 500 utilizadores, concentrados no Parque das Nações e Telheiras, as duas localizações onde a empresa tinha iniciado em meados do ano passado um "teste comercial" depois de ter desenvolvido por quase dois anos um "teste tecnológico" que foi considerado bem sucedido.

Confrontada com a questão de que esta mudança de estratégia estava relacionada com a intenção da EDP de sair do capital da Oni, uma decisão que se deve concretizar até final do mês, a mesma fonte da operadora garante que esta foi uma decisão de gestão e não está relacionada com a venda nem com interesse dos futuros accionistas. Recorde-se que a EDP e a Oni estavam a trabalhar em conjunto na tecnologia desde o início, usando os postos de transformação de baixa tensão e as linhas da operadora eléctrica, combinadas com o know-how em telecomunicações da operadora de rede fixa.

Os clientes do Oni 220 Powerline estão a ser convidados a migrar para o serviço ADSL OniDuo 5 Megas, com a possibilidade de terem uma tarifa plana de voz e tráfego ilimitado de Internet. A Oni suporta os custos de migração do serviço, tanto em termos de linha telefónica como de equipamento.

Notícias Relacionadas:

2006-10-13 - Vodafone desiste da compra da Oni
2006-10-10 - EDP pode concluir venda da ONI antes da data prevista

2005-07-08 - Powerline da Oni arranca em teste comercial com velocidades de 2 e 5 Mbits

2004-02-05 - Oni quer 10 mil clientes em Powerline até final do ano