A Oni e a Bravesensor foram as vencedoras do leilão BWA realizado pelo regulador para atribuir frequências entre os 3,4 Ghz e os 3,8 Ghz, de acordo com informação publicada no site do regulador.



A primeira vai pagar pelos direitos para prestar serviços wireless nesta frequência - onde cabem tecnologias como o WiMax - em todo o continente 1,2 milhões de euros e a segunda, assegura a capacidade de prestar serviços para todo o continente e Açores por 2,25 milhões de euros.



Se todas as frequências a leilão tivessem encontrado "dono" o primeiro leilão realizado pelo regulador português das comunicações electrónicas para distribuir frequências de comunicações tinha rendido 5,8 milhões de euros, no mínimo, tendo em conta os preços de referência definidos, sublinha o Jornal de Negócios que já tinha feito as contas ao encaixe potencial da operação.



No entanto, a falta de interessados em apresentar ofertas para todos os lotes disponíveis ditou que no final das contas a operação permita um encaixe que não vai além dos 3,45 milhões de euros e que é resultado de apenas metade do total das frequências em leilão terem sido atribuídas.



Sem surpresas, Lisboa foi a zona com maior procura e onde toda a capacidade disponível foi atribuída. A zona 9, correspondente à Madeira, não surge na lista de zonas atribuídas a nenhum dos dois concorrentes.



A Bravesensor garante licença para operar entre as zonas 1 e 8 e a Oni entre as zonas 1 e 7. Na divisão territorial estabelecida para o concurso o país divide-se em 9 zonas. As ilhas, Açores e Madeira, representam respectivamente as zonas 8 e 9.



Nota de redacção: Acrescentado um parágrafo para explicar com mais detalhe a distribuição de zonas geográficas das licenças atribuídas.