
A Polícia Judiciária e a Autoridade Tributária, através das respetivas divisões UNCC e DSIFAE, procederam hoje à realização de 50 buscas domiciliárias e não domiciliárias, originando a detenção de 14 suspeitos da prática de crimes de associação criminosa, fraude fiscal qualificada e branqueamento de capitais.
Entre os detidos da chamada Operação Osíris encontram-se pessoas com idades compreendidas entre os 20 e 77 anos, suspeitos de pertencer a uma rede organizada a operar desde pelo menos 2017, que se dedicava à fraude intracomunitária ao IVA na aquisição de equipamentos de telecomunicações.
Os suspeitos recorriam à constituição de sucessivas sociedades unipessoais sem qualquer atividade real, emitindo faturas sem que o valor do IVA tenha sido entregue aos cofres do Estado, traduzindo-se num prejuízo superior a 6,5 milhões de euros ao executivo.
A Polícia Judiciária explica que a atividade ilegal da rede organizada utilizava as plataformas de venda online das maiores empresas nacionais do sector, permitindo uma maior exposição e volume de vendas ilegais. Os detidos serão presentes ao Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa, durante o dia de amanhã, quarta-feira, sendo feito o primeiro interrogatório judicial e aplicação de medidas de coação adequadas.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Dune: Awakening é o jogo de sobrevivência com ADN português -
App do dia
Pit Cat põe a sua mente (e pontaria) à prova com 100 níveis cheios de desafios -
Site do dia
GraphFast é uma plataforma minimalista e gratuita para quem precisa de criar gráficos apelativos -
How to TEK
Como ligar o mostrador de velocidade do automóvel na app do Google Maps em Android Auto
Comentários