![Operador móvel low-cost agita mercado francês](/assets/img/blank.png)
Os franceses passaram esta semana a contar com uma nova oferta de comunicações móveis. Depois de alguma expectativa, a Free Mobile lançou a sua oferta no mercado, muito aguardada pelo facto de introduzir preços bastante abaixo dos praticados pela concorrência.
A Free estreia-se com uma oferta de 19,99 euros, para um plano mensal que inclui chamadas domésticas, mensagens de texto e mensagens multimédia, 3GB de tráfego Internet e chamadas para 40 países na Europa e Estados Unidos. Na Orange, o maior operador móvel francês, um plano idêntico custa o dobro.
As condições da oferta não estão sujeitas a planos de fidelização e a operadora não vende equipamentos, nem pretende apostar em muitas lojas. As operações focam-se nos canais online, para manter a estrutura de custos baixa.
A Free é nova nas comunicações móveis, mas bem conhecida dos franceses na banda larga, televisão e telefonia fixa, onde conta com 4,9 milhões de clientes.
Nos móveis a rede da operadora é ainda reduzida e 70% da cobertura é assegurada pela infraestrutura da France Telecom, que controla a Orange, mas a intenção da operadora que é liderada por um empresário francês de sucesso é investir em rede própria.
Entretanto, a concorrência já começou a reagir. A Orange lançou a Sosh e a Bouygues a B&You, duas marcas com serviços e ofertas mais baratas. No caso da Orange a marca, dirigida aos chamados nativos digitais, já está no mercado há algum tempo mas acaba de reformular a oferta com uma descida significativa de preços. No pacote de topo, com comunicações ilimitadas e 1 GB de Internet, para além de acesso ilimitado à rede WiFi da operadora, o preço baixa de 39,90 € para os 24,90 €. A oferta mais barata da marca, com 2 horas de comunicações e acesso ilimitado ao Facebook e Twitter, passa a custar 9,90 €.
A Free conta com uma oferta idêntica (a empresa só conta aliás com esta oferta e com a que descrevemos acima). Por 2 euros mensais o cliente garante 60 minutos de voz e 60 SMS.
Em Portugal as marcas orientadas ao segmento jovem são uma opção antiga dos três operadores. Moche da TMN, Yorn da Vodafone e Tag da Optimus mantêm ofertas idênticas nos preços e condições, com ligeiras distinções. O preço médio para comunicações gratuitas (na rede) é atualmente de 12,5 euros.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Gemini 2: A pequena grande missão que abriu portas para a conquista da Lua -
Site do dia
28 dez 2024 09:48 Um esquilo entalado e uma águia perseguida: estas são as fotos mais cómicas de animais -
App do dia
O Duolingo do fitness chegou. Chama-se Impakt e quer mudar os seus treinos para melhor -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários