Depois da avaliação aos serviços de voz, a Anacom publica agora o resultado da avaliação aos serviços de SMS e MMS disponibilizados pelos três operadores móveis nacionais.

Os dados compilados pelo regulador mostram que, de um modo geral, os sistemas de comunicações móveis estudados apresentam taxas de entrega de mensagens superiores a 98 por cento, que o tempo médio de entrega de mensagens são inferiores a nove segundos, para o serviço SMS, e inferiores a 54 segundos para o serviço MMS.

Como tal, a Anacom considera em jeito de balanço final que o nível da oferta é "muito bom" e que ao longo do dia ou entre dias úteis e os fins-de-semana não existem grandes diferenças de desempenho dos serviços.

Frisando que as três operadoras receberam cotação positiva nesta avaliação, o regulador indica apenas que os desempenhos foram registados pela TMN e Vodafone, com 99,7 e 99,3 por cento das mensagens de texto, respectivamente, a serem entregues sem falhas. As mesmas operadoras destacaram-se ainda na análise dos tempos médios de entrega das SMS (7 segundos).

A Optimus obteve um comportamento estável ao longo da análise à excepção do período compreendido entre as 21 e as 24 horas, altura em que as operadoras rivais obtiveram níveis de acessibilidade do serviço superiores a 99 por cento. Neste campo, e no horário referido, a Optimus ficou abaixo dos 98 por cento.

No mesmo período, altura em que a Vodafone e a TMN obtiveram taxas de entrega de mensagens entre os 98 e os 100 por cento, a Optimus voltou a ficar para trás, algo que a Anacom atribui à "fraca acessibilidade do serviço registada nesse período".

Quanto às MMS, a taxa de entrega de mensagens regista níveis superiores a 98,5 por cento, sem variações significativas entre operadores, e o tempo médio de entrega das mesmas fixou-se nos 35 segundos para a Optimus e a Vodafone e nos 53,4 segundos para a TMN.

Ao longo do dia a taxa de envio de MMS varia entre os 98,5 e os 100 por cento, com excepção para a TMN, que entre as 21 e as 22 horas apresenta uma taxa de 97,3 por cento.

Quanto à taxa de entrega de MMS, os valores oscilam entre os 96 e os 100 por cento, com comportamento semelhante para os três operadores. O tempo médio de entrega destas mensagens varia entre 30 e 40 segundos para a Optimus e a Vodafone, enquanto na TMN os valores sobem para 48 a 58 segundos. No período entre as 15 e as 16 horas a TMN registou um valor médio de 91 segundos para a entrega de um MMS.