Telefónica Móviles, Vodafone, Amena e Xfera irão investir, em conco anos, um total de 4,5 mil milhões de euros na construção das suas redes de terceira geração, segundo o estipulado num acordo realizado com o Ministério da Ciência e Tecnologia espanhol.



O prazo para a concretização destes investimentos é diferente para cada caso, já que depende dos tempos de desenvolvimento da tecnologia, adiantou Juan Costa, ministro da Ciência e Tecnologia, citado pela agência Europapress, acrescentando que o acordo se completará oficialmente nas próximas semanas.



As quatro operadoras de telefonia móvel de terceira geração (UMTS), comprometeram-se também a que os seus serviços UMTS alcancem uma cobertura média de 50 por cento da população espanhola no prazo de dois anos, contado a partir do lançamento comercial da tecnologia, previsto para o segundo semestre do ano, explicou o ministro.



O acordo, que reafirma os compromissos adquiridos pelas empresas com as suas licenças de concessão, prevê também que num prazo de cinco anos 90 por cento da população espanhola tenha acesso a serviços UMTS, e que no prazo de 10 anos a cobertura seja de 98 por cento.



O ministro espanhol voltou a defender que o Governo de que faz parte respondeu à nova realidade do sector, que requeria uma actualização das condições para as operadoras com licenças UMTS, de modo a que todas pudessem participar no mercado.



Telefónica Móviles, Vodafone, Amena e Xfera tinham acordado em Dezembro de 2003 com o Ministério da Ciência e Tecnologia, à frente do qual estava na altura Josep Piqué, aumentar os seus investimentos em 20 por cento em 2003 e numa quantia superior em 2004, em troca de uma redução nos avais.



Notícias Relacionadas:

2002-08-01 - Piqué negoceia novo prazo para a implementação do UMTS em Espanha