TMN, Vodafone e Optimus investiram mais de 100 milhões de euros entre Janeiro e Junho deste ano no âmbito do compromisso para o desenvolvimento da Sociedade da Informação a que ficaram obrigadas pela atribuição da licença 3G em 2000. Os valores constam do balanço apresentado esta semana à Anacom, citado pelo Diario Económico.

A Vodafone será a primeira a concluir o compromisso de 125 milhões de euros previsto. TMN e Optimus apresentam casos diferentes, visto terem partido de montantes mais elevados de contrapartidas para a SI, respectivamente 467,8 e 274,3 milhões de euros.

Quando em Setembro de 2007 foram revistas as obrigações, faltavam liquidar à Vodafone apenas entre 15 a 20 milhões de euros, à TMN 233 milhões e à Optimus a quase totalidade do valor.

As diferenças entre os montantes a que cada uma das operadoras está obrigada a investir na SI devem-se à forma de alocação dos recursos. A empresa liderada por António Carrapatoso, por exemplo, optou por apostar mais numa expansão de rede mais rápida, escreve o Diário Económico.